A Santa Sé divulgou hoje a mensagem do papa e a oração oficial para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado com uma missa do papa Francisco no domingo, dia 25 de julho, na basílica de São Pedro. A data foi instituída pelo papa Francisco em janeiro deste ano e será celebrada nas dioceses e paróquias do mundo inteiro.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida publicou junto com o texto da oração um vídeo em que avós e idosos do mundo inteiro recitam com o papa a oração oficial do evento. Entre os idosos aparece dom Laurant Noël, bispo emérito de Trois-Rivières no Canadá. Aos 101 anos, Noël é o bispo mais velho do mundo.

Está previsto que 2 mil pessoas participarão da missa com o papa na basílica de São Pedro, vindas “de várias dioceses e associações engajadas na pastoral da terceira idade”. A maior parte será de “avós acompanhados pelos netos”. Alguns desses velhos sairão de casa pela primeira vez em mais de um ano por causa das medidas de combate à covid-19.

Ao final da celebração, os jovens darão aos velhos uma flor com a mensagem: “Eu estou contigo todos os dias”. A frase do Evangelho Segundo São Mateus integra a mensagem do papa pelo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: “Queridos avôs, queridas avós! ‘Eu estou contigo todos os dias’ (cf. Mt 28, 20) é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó. Sim, a ti!”

“‘Eu estou contigo todos os dias’ são também as palavras que eu, Bispo de Roma e idoso como tu, gostaria de te dirigir por ocasião deste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: toda a Igreja está solidária contigo, ou melhor, conosco, preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado”, diz o papa em sua mensagem.

O cardeal Kevin Farrel, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convidou “em particular os mais jovens, a celebrar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos realizando, domingo ou nos dias que se seguem, uma visita aos seus avós ou às pessoas idosas sozinhas da comunidade. A visita - enriquecida de indulgência plenária- pode ser uma ocasião para entregar-lhes a mensagem do Papa e recitar juntos a oração do Dia”.

ORAÇÃO PELO PRIMEIRO DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS

Dou-Vos graças, Senhor,

pelo conforto da Vossa presença:

mesmo na solidão

sois a minha esperança e a minha confiança;

desde a minha juventude, sois a minha rocha e fortaleza!

Agradeço porque me destes uma família

e me abençoastes com uma longa vida.

Agradeço pelos momentos de alegria e de dificuldade,

pelos sonhos realizados e pelos que estão por vir.

Agradeço por este momento de fecundidade renovada à qual me chamais.

Aumentai, ó Senhor, a minha fé,

fazei-me um instrumento da Vossa paz;

ensinai-me a acolher os que sofrem mais que eu,

Mais em

a nunca deixar de sonhar

e a contar as Vossas maravilhas às novas gerações.

Protegei e guiai o Papa Francisco e a Igreja,

para que a luz do Evangelho chegue até aos confins da terra.

Enviai o Vosso Espírito, ó Senhor, para renovar o mundo,

para que se acalme a tempestade da pandemia,

para que os pobres sejam consolados e que todas as guerras acabem.

Sustentai-me na fraqueza,

e concedei-me viver plenamente

cada instante que me dais,

na certeza de que estais comigo todos os dias

até ao fim do mundo.

Amém.

Confira também: