O padre da diocese de Abeokuta, Nigéria, padre Luke Adeleke, de 38 anos, foi morto na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, quando voltava para casa após celebrar a Missa do Galo.

 

Segundo a agência vaticana Fides, o padre Adeleke, ordenado sacerdote em 19 de agosto de 2017, foi atingido por uma bala em um tiroteio nas proximidades, causado por uma gangue de homens armados na cidade de Ogunmakin Obafemi Owode, uma área perigosa.

A porta-voz do Comando da Polícia Estadual, Abimbola Oyeyemi, confirmou a morte do padre e comentou que o incidente ocorreu em Ogunmakin, onde o padre havia celebrado a missa.

“Os policiais atiraram nos homens armados. Alguns escaparam com ferimentos a bala", acrescentou.

A morte do padre Adeleke é a mais recente de uma série de ataques que parecem ter como alvo o clero e os cristãos da Nigéria desde 2009, quando começou a insurgência do grupo radical muçulmano Boko Haram para converter o país em um Estado Islâmico.

Na segunda-feira, 6 de dezembro, o padre Joseph Ajayi, de 49 anos, da diocese católica de Ondo, foi sequestrado na rodovia Akure-Ikere. A comunidade local pede orações por sua libertação.

No dia 13 de outubro, o padre Mark Chimezie Godfrey foi sequestrado na diocese de Umuahia, na Nigéria, durante a manhã, após celebrar a missa na paróquia de São Gabriel, bem perto de sua casa.

Depois de 10 dias, o padre Godfrey foi libertado sem evidências de violência. O bispo de Umuahia, dom Lucius Iwejáru Ugorji, afirmou que o regresso seguro do padre era a resposta de Deus às “nossas orações”.

Em 11 de outubro, um grupo de homens armados atacou o Seminário Maior Cristo Rei da diocese de Kafanchan e sequestrou três seminaristas, que foram libertados dois dias depois.

Em dezembro de 2020, o bispo auxiliar da arquidiocese de Owerri, dom Moses Chikwe, foi sequestrado e também libertado ileso.

Em 7 de outubro, líderes cristãos de várias denominações na parte sudeste da Nigéria se disseram preocupados com o aumento da insegurança e da violência na região e argumentaram que parte da Nigéria estava caindo na anarquia.

Confira também: