A diocese de Ondo, Nigéria, pediu oração pela libertação do padre católico Joseph Ajayi, que foi sequestrado no início desta semana. Em nota divulgada na quarta-feira, 8 de dezembro, o secretário da diocese nigeriana, padre Víctor Ibiyemi, confirmou o sequestro e disse que “os sequestradores ligaram para negociar”.

Padre Joseph Ajayi, da diocese de Ondo / Crédito: Cortesia

“Padre Joseph Ajayi, padre da diocese católica de Ondo, foi sequestrado na rodovia Akure-Ikere na segunda-feira, 6 de dezembro de 2021. Pedimos suas orações especialmente para a libertação segura de nosso irmão”, disse o padre no comunicado compartilhado com a ACI Africa, agência do grupo ACI.

O secretário informou que o carro que o padre sequestrado dirigia "ainda não foi encontrado para saber exatamente onde ocorreu o incidente".

“Com a graça de Deus, estamos fazendo todo o possível para que nosso irmão volte são e salvo”, disse.

O diretor de comunicações da diocese de Ondo, o irmão salesiano Samuel Job, disse à ACI Africa que nenhum detalhe sobre os sequestradores foi divulgado "além do pedido de resgate".

“Nada foi realmente confirmado neste momento, exceto o pedido de resgate. A diocese está trabalhando com a polícia no assunto”.

Em relação ao pedido dos sequestradores, Job disse que “não foi divulgado por motivos de segurança”. “Não queremos aumentar a especulação nas redes sociais para dar uma vantagem aos supostos sequestradores”, disse.

O jornal nigeriano The Daily Post informou que os sequestradores pedem 20 milhões de nairas (cerca de US$ 48,7 mil).

A reportagem cita um membro da família dizendo: “O padre Ajayi, que vinha de Ikere-Ekiti, em Ekiti, ia para a sua paróquia, são Pedro Claver em Ilara-Mokin na zona do governo local de Ifedore, do estado de Ondo”.

A Nigéria luta contra a insegurança desde 2009, quando o grupo radical muçulmano Boko Haramcomeçou uma luta armada para transformar a nação mais populosa da África em Estado islâmico.

Membros do grupo islâmico organizam ataques aleatórios contra vários alvos, incluindo civis, líderes políticos e religiosos.

Na entrevista de 8 de dezembro, o irmão Job refletiu sobre a crescente insegurança na nação mais populosa da África e disse: "Neste momento, há casos escandalosos de sequestros no país."

“Estava diminuindo há um tempo, mas agora parece que está ressurgindo de novo. Naturalmente, todos os bispos temem o dia em que receberão a notícia do sequestro de seu sacerdote”, acrescentou o salesiano.

Ele pediu aos católicos que "rezem e ao mesmo tempo se mantenham a salvo durante este período delicado no qual a taxa de criminalidade aumenta por razões óbvias”.

Confira também:

Mais em