Na segunda-feira, 8 de março, foi confirmado em Angola o assassinato do padre colombiano Manuel Ubaldo Jáuregui Vega, que realizava trabalho missionário no país africano.

Um comunicado divulgado pelo Pe. Germán Mazo Mazo, Superior Geral o Instituto das Missões Estrangeiras de Yarumal (Colômbia) e seu Conselho Geral, informa que no dia 7 de março “nosso irmão foi morto a facadas quando voltava para casa depois de uma reunião na casa de alguns amigos".

Padre Jáuregui estava em Luanda, capital de Angola.

O sacerdote colombiano nasceu em 10 de agosto de 1984 em Cúcuta, Norte de Santander, e foi ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 2015. Exerceu seus 5 anos de ministério em Angola.

O comunicado assinado pelo Pe. Mazo, solicitou orações pelo seu descanso eterno, por sua comunidade missionária de Yarumal e por sua família.

“Pedimos oração pelo seu descanso eterno, pela nossa comunidade missionária em Yarumal e pela família do padre Manuel. Que o Senhor, em sua glória, lhe dê a recompensa preparada para os seus fiéis servidores”, assinala a nota.

A Conferência Episcopal Colombiana (CEC) informou que o Bispo de San Vicente del Caguán e presidente da Comissão Episcopal para as Missões, Dom Francisco Múnera Correa, também expressou sua tristeza pelo assassinato do Pe. Jáuregui.

O Prelado expressou sua "solidariedade e proximidade aos Missionários Xaverianos de Yarumal e à família Jáuregui Vega pela morte do Padre Manuel", disse a CEC.

Missões da Igreja em Angola

Em 21 de novembro de 2019, o Vaticano informou que entrou em vigor o Acordo Quadro assinado com a República de Angola, que garante à Igreja “a possibilidade de desempenhar a sua missão” neste país africano e reconhece a sua personalidade jurídica.

A declaração indica que as duas partes, “salvaguardando sua própria independência e autonomia, comprometem-se a cooperar para o bem-estar espiritual e material do homem e a favor do bem comum, respeitando simultaneamente a dignidade e os direitos da pessoa humana”.

Segundo o censo de 2010, 64,1% da população de Angola se declara católica, 25,1% pertencem a outras denominações cristãs, 7,5% professam o animismo, 1% o islamismo, 1,7 declara-se sem religião e 0,6% não especifica.

Atualmente, sua população ultrapassa 31 milhões de habitantes.

Em relação ao impacto do coronavírus no país, em março de 2020 o Governo de Angola declarou estado de emergência para reduzir a curva de expansão.

Atualmente, o número total de casos positivos da doença ultrapassa 21 mil. O número de mortes é de 515 e cerca de 20 mil pessoas já se recuperaram.

Confira também:

 

Mais em