Durante o mês de setembro, celebra-se o mês da Bíblia com o objetivo de incentivar o encontro pessoal com Deus através da Sagrada Escritura.

Esse momento especial é celebrado por ocasião da festa de São Jerônimo, que traduziu a Bíblia para o latim e faleceu em 30 de setembro de 420. Na América do Sul, comemora-se com algumas atividades que apresentamos a seguir:

Brasil

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional do Brasil (CNBB) oferece dois subsídios cujos temas são: "Para que n’Ele nossos povos tenham vida - Livro da Sabedoria" e "A sabedoria é um espírito amigo do ser humano".

Para o estudo dos seis primeiros capítulos do Livro da Sabedoria, a comissão episcopal propôs quatro páginas. E para orientar a Lectio Divina pessoal ou comunitária, prepararam um roteiro com cinco páginas.

Argentina

O Departamento Nacional de Animação e Pastoral Bíblica da Conferência Episcopal Argentina (CEA) organizou a Campanha Bíblica Nacional 2018, cujo lema é "Alegra-te, eu estou contigo!".

Para isso, preparou um subsídio com vários esquemas da Lectio Divina para facilitar os encontros bíblicos de oração e reflexão.

O departamento também incentiva a celebração do Domingo Bíblico Nacional que será realizado em 30 de setembro em todo o país.

O objetivo desta campanha é que as comunidades se reúnam para refletir sobre a importância da Palavra de Deus na vida e na pastoral da Igreja.

Colômbia

O Departamento de Catequese e Animação Bíblica elaborou o folheto "A alegria do Evangelho junto com Maria", que oferece sete temas que ajudarão a celebrar as Sagradas Escrituras, sob o olhar da Mãe de Deus.

O objetivo deste folheto é que "os batizados, a partir de uma relação íntima com a Virgem Maria, compreendam que este é o momento de ouvir a Boa Nova, é o momento de saber que é para todos nós, mas especialmente para cada pessoa", explicou o Bispo de Facatativá e Presidente da Comissão Episcopal de Catequese, Dom José Miguel Gómez Rodríguez.

Uruguai

A Comissão Nacional de Animação Bíblica da Pastoral (CNABP) criou um material para orientar a oração da Lectio Divina pessoal e comunitária para meditar o "Primeiro anúncio".

A CNABP explicou que o desenvolvimento do tema está relacionado com o programa do triênio 2017-2019. Em 2017, foi desenvolvida a Animação Bíblica Pastoral, em 2018 destacou o Primeiro Anúncio e em 2019 meditará a Introdução à vida cristã.

"Em uma sociedade pós-cristã, o 'Primeiro anúncio' é maior do que o 'kerygma' e está mais relacionado a uma comunicação inicial da experiência cristã na vida cotidiana". "Esta comunicação desperta interesse no estilo de vida cristã e também desperta um segundo momento de diálogo cultural (cf. AG 11)", explicou CNABP.

Bolívia

O Departamento de Evangelização da Conferência Episcopal Boliviana (CEB) convidou a revitalizar a pastoral através do encontro pessoal e comunitário com Cristo em Sua Palavra.

Neste ano, propôs a formação bíblica relacionada ao Evangelho de São Marcos, sob o lema: "Comunidade da Palavra: Sai, anuncia e constrói!".

Mais em

Neste contexto, as 18 jurisdições eclesiais desenvolvem  ao longo do mês cinco encontros específicos, exposições, atividades artísticas, feiras de divulgação, entre outros.

Chile

A Comissão Arquidiocesana de Animação Bíblica da Pastoral (ABP) elaborou um material que considera que são os quatro pilares para revitalizar a alegria e frescor do Evangelho: fortalecer a experiência profunda de encontro com Jesus Cristo, melhorar e contextualizar a escuta atenta da Palavra de Deus, impulsionar a vivência da comunidade cristã e promover a opção pelos mais pobres são os temas propostos para a reflexão.

Paraguai

A Coordenação Nacional de Animação Bíblica da Pastoral desenvolveu um material chamado "Encontros Bíblicos. Ano 22", o qual está à venda na Conferência Episcopal Paraguaia.

Além disso, em 29 e 30 de setembro realizarão o 3º Congresso Bíblico "Abraçamos Jesus, Palavra de Vida", na Ciudad del Este, para todos os grupos pastorais, movimentos, catequistas, responsáveis pela liturgia, adoradores e comunidades de retiros.

Peru

A Arquidiocese de Cusco e o Seminário Santo Antonio Abad convidaram os fiéis a participar do curso "São Paulo e a origem da Igreja primitiva", dirigido aos seminaristas, catequistas, responsáveis pela pastoral, religiosos, religiosas e estudiosos da Bíblia.

Confira também: