Joe Biden, o segundo presidente católico na história dos Estados Unidos, disse ontem (3) que a decisão da Suprema Corte no caso Roe x Wade, que legalizou o aborto em todo o país em 1973, é compatível com "o que todas as principais religiões concluíram historicamente".

Em declarações à imprensa feitas na Base Aérea de Andrews, pouco antes de decolar no avião presidencial, Biden disse que a decisão que legalizou o aborto nos EUA há meio século “diz o que todas as principais religiões básicas concluíram historicamente, que o direito, que a existência de uma vida e de um ser humano é uma interrogante”.

“É no momento da concepção? É com seis meses? É com seis semanas? É, é a vivificação, como (santo Tomás) de Aquino argumentou?”, questionou Biden.

 

Em termos médicos, costuma-se falar de vivificação como o período em que a gestante começa a sentir o movimento do bebê em seu ventre.

Biden fez estas declarações no contexto do recente vazamento de um rascunho de parecer de maioria da Suprema Corte, que derrubaria Roe x Wade, eliminando o suposto “direito” ao aborto e deixando que cada estado do país determine sua legislação sobre o tema.

A autenticidade do documento vazado foi confirmada pela Suprema Corte Federal, que disse que esta não é uma decisão final ou oficial, a qual será dada em junho deste ano.

Em sua entrevista coletiva de ontem (3), o presidente dos EUA também foi a favor da "codificação" de Roe x Wade, o que implicaria na aprovação de uma lei que declara o aborto como um direito.

A menção a santo Tomás de Aquino, doutor da Igreja, é um recurso comum dos católicos que tentam defender sua posição a favor do aborto.

Em um artigo sobre a posição de santo Tomás sobre o aborto, frei Nelson Medina, padre dominicano com doutorado em teologia fundamental, disse que os textos do doutor da Igreja a esse respeito devem ser entendidos no contexto “dos conhecimentos biológicos de seu tempo e de sua metafísica”.

Para o teólogo dominicano, "se vivesse em nosso tempo, santo Tomás de Aquino chegaria à conclusão de que um aborto precoce deveria ser considerado homicídio".

“E pediria às autoridades civis ações efetivas para prevenir tal crime e punir aqueles que o cometem com penas adequadas ao seu grau de culpa”, disse.

Biden tem se manifestado repetidamente a favor do aborto legal. Já em seu plano de governo, anunciou seu desejo de "ampliar o acesso à contracepção e proteger o direito constitucional ao aborto".

Apesar de seu apoio à agenda do aborto, Biden continua se apresentando como um católico devoto, participando da missa e recebendo a Eucaristia.

Em outubro de 2021, o arcebispo de Kansas City e presidente do Comitê de Atividades Pró-Vida da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, dom Joseph Naumann, disse que Biden “gosta de ser tratado como um católico devoto”. “Eu exigiria que ele começasse a agir como tal, especialmente em questões relacionadas à vida", disse.

“E também para que realmente permita que sua fé perfile sua consciência e as decisões que está tomando, não sua plataforma partidária”, acrescentou.

O que a Igreja Católica ensina sobre o aborto

Longe do que Biden disse em 3 de maio, o Catecismo da Igreja Católica é claro em seu número 2270 que “a vida humana deve ser respeitada e protegida, de modo absoluto, a partir do momento da concepção”.

“Desde o primeiro momento da sua existência, devem ser reconhecidos a todo o ser humano os direitos da pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo o ser inocente à vida”, diz.

Mais em

No número 2271, o Catecismo diz que “a Igreja afirmou, desde o século I, a malícia moral de todo o aborto provocado. E esta doutrina não mudou. Continua invariável. O aborto direto, isto é, querido como fim ou como meio, é gravemente contrário à lei moral”.

Em seguida, no número 2272, ensina que “a colaboração formal num aborto constitui falta grave. A Igreja pune com a pena canônica da excomunhão este delito contra a vida humana. (...) A Igreja não pretende, deste modo, restringir o campo da misericórdia. Simplesmente, manifesta a gravidade do crime cometido, o prejuízo irreparável causado ao inocente que foi morto, aos seus pais e a toda a sociedade”.

Confira também: