O fundador de um famoso movimento protestante não confessional na Índia retornou à fé católica, na qual foi batizado, depois de mais de uma década atuando como pastor e pregador.

Sajith Joseph, de 36 anos, recebeu o sacramento da Confirmação em 21 de dezembro de 2019, na Catedral de Santa Maria, em Punalur, no estado de Kerala. Sua família e quase outros 50 membros de seu movimento também foram recebidos na Igreja Católica no mesmo dia.

Joseph é o líder de Grace Community Global, que fundou em Kerala em 2011.

O grupo agora estará sob a jurisdição do Bispo de Punalur, Dom Selvister Ponnumuthan, sob a forma de associação católica, com a permissão do Dicastério para Leigos, Família e Vida, que é responsável pelas associações internacionais de fiéis. A página de Facebook de Joseph descreve agora a Grace Community Global como “um movimento ecumênico do Rito Latino da Igreja Católica”.

O grupo tem cerca de 2 milhões de seguidores em 30 países e chega a muitas pessoas através de seus programas de televisão.

Foi pedido ao Pe. Prasad Theruvath, da Ordem dos Carmelitas Descalços, que atue como capelão do grupo. Antes, serviu como secretário da comissão de bispos de Kerala para o diálogo entre igrejas.

Pe. Theruvath disse a CNA – agência em inglês do Grupo ACI –, que se iniciou um processo para resolver como os membros de Grace Community Global querem proceder. A maioria dos membros são protestantes, mas o grupo também é seguido por cristãos ortodoxos orientais, assim como hindus e muçulmanos.

Aqueles que não quiserem continuar com o grupo sob sua nova identidade católica regressarão para suas “igrejas mães”, mas há muitos outros que desejam se unir à Igreja Católica, assegurou.

Pe. Theruvath explicou que estão tentando proceder com prudência, “preparando lentamente” aqueles que buscam a conversão.

“Estamos nas etapas iniciais, há muito trabalho para fazer”, disse o presbítero.

Sobre o futuro de Grace Community Global, Joseph disse que “o sistema mudou, mas a função é a mesma”. Sob a direção dos bispos de Kerala, o grupo continuará suas convenções e reuniões de comunhão dominicais.

Joseph conta que fundou Grace Community Global enquanto ensinava em um seminário protestante. Disse que estava “vendo a diferença entre a teologia católica e a teologia protestante” através de seus estudos, especialmente da história primitiva da Igreja.

Refletiu muito sobre a unidade cristã, disse, e começou o grupo não confessional, chamando-o intencionalmente de “comunidade”, em vez de uma denominação ou igreja.

“Estava fazendo todo o possível para levar a unidade aos grupos pentecostais através de Grace Community Global”, explicou Joseph e acrescentou que finalmente percebeu que esta unidade era “impossível devido à diferença de doutrinas”.

Chegou a ver que há uma “brecha” na história protestante que só se pode preencher sendo parte da Igreja apostólica, disse.

“Estudar a história da Igreja me fez repensar as crenças que tinha. Então, a unidade teológica e doutrinal me fez pensar em segundo lugar sobre o catolicismo e a teologia católica. Então, minhas convicções teológicas me fizeram retornar ao catolicismo e à Igreja”, revelou.

O que se seguiu foram quatro anos de conversas com os bispos de Kerala, canonistas, teólogos e, finalmente, o Vaticano, afirmou Joseph.

Joseph nasceu em uma família católica, mas, quando tinha 16 anos, seus pais deixaram a Igreja para se unir a Assembleias de Deus, uma comunidade eclesial pentecostal.

Ele foi incentivado a se tornar pregador. Aos 19 anos, já estava pregando para pequenos grupos de pessoas em Kerala.

Estudou teologia protestante e se tornou pastor de uma comunidade de Assembleias de Deus. Ensinou em um seminário protestante durante um período e começou a viajar para pregar.

Mais em

Em 2011, começou Grace Community Global, que dirigiu durante vários anos antes de descobrir que a unidade que buscava podia ser encontrada na Igreja Católica.

Por volta da época em que começou Grace Community Global, quando Joseph tinha 28 anos, teve uma experiência poderosa na oração, incluindo uma visão de Cristo crucificado e um altar, que acredita que lhe revelou a verdade do que Cristo sofreu na cruz e sua presença na Eucaristia.

“Como pastor protestante, não pude digerir essa imagem (de uma altar)”, disse e assinalou que se perguntava por que Deus estava lhe mostrando isso.

Segundo Joseph, esta experiência o deixou com “uma grande coragem para rezar pelos enfermos”, o que o levou a começar seu ministério de cura.

Pe. Theruvath disse que Joseph tem o dom sobrenatural da cura, um carisma extraordinário recebido através do poder do Espírito Santo.

O sacerdote afirmou que “o Espírito Santo está trabalhando através disso. Deus está fazendo coisas incríveis aqui!”.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: