O ex-padre católico Gary Berthiaume retirou sua confissão de culpa depois de ser condenado a vários anos de prisão por abusos cometidos contra ao menos três menores. A confissão era parte de um acordo judicial que reduzia sua pena a um ano e um dia.

No tribunal, Berthiaume disse que sofreu abuso de um padre como seminarista. "Provavelmente eu nunca deveria ter sido ordenado", disse. “O que aconteceu comigo me deixou doente. A vítima se converteu em agressor”.

Berthiaume acrescentou que teria preferido estar morto e que reza pela cura dos jovens de quem abusou.

O juiz do circuito do condado de Oakland, na Califórnia, EUA, Daniel O'Brien, rejeitou o acordo. O'Brien considerou a condenação de um ano e um dia dada pela procuradoria geral do Estado de Michigan inadequadamente curta, depois de ouvir as declarações do impacto que teve nas vítimas.

Em 11 de janeiro, o juiz condenou Berthiaume, de 80 anos, a uma pena que pode variar de 20 meses a 15 anos de prisão.

Em 21 de novembro de 2021, Berthiaume se declarou culpado e sem nada para refutar diante das acusações de conduta sexual criminosa e uma de indecência grave, respectivamente.

Berthiaume admitiu ter abusado sexualmente de dois adolescentes na casa paroquial em Farmington, Michigan, em 1976 e 1977. Disse que conhecia ambos e que os ‘coagiu’”.

Berthiaume não refutou as acusações de que abusou sexualmente do irmão adolescente de uma de suas vítimas em uma sauna no início da década de 1970. Ele disse não se lembrar do evento, mas disse que "poderia ter acontecido".

O ex-padre da arquidiocese de Detroit, que foi ordenado em 1968, foi expulso do estado clerical em 2007. Ele já havia sido condenado por abusar de dois menores em 1978.

Depois que Berthiaume cumpriu uma pena de seis meses de prisão, ele foi transferido para a diocese de Cleveland. Lá, Berthiaume supostamente abusou de pelo menos um outro menor e foi processado civilmente em 1983 por uma suposta vítima da arquidiocese de Detroit.

Em 1987 foi transferido para a diocese de Joliet, onde trabalhou em uma casa de repouso e como capelão de hospital. Em 1999, ele foi novamente processado por uma suposta vítima de quem ele teria abusado na década de 1980.

Ele foi retirado do ministério sacerdotal pela diocese de Cleveland em 2002.

Berthiaume foi preso em setembro de 2020 por abusar de um dos menores em Farmington. Em junho de 2021, ele também foi acusado de abuso de outro menor em Farmington; a que se acrescentou a acusação de atentado ao pudor.

A vice-procuradora-geral Danielle Russo leu as declarações do impacto das vítimas perante o tribunal.

Uma delas descreve o que chamou de uma situação de "pagar para jogar", e disse que Berthiaume lhe dava presentes, o levou para acampar e para eventos esportivos profissionais. A vítima disse que o ex-padre o escolheu especificamente como acólito para missas onde ele sabia que as famílias lhe dariam dinheiro.

As declarações também relatam que a maioria dos menores procurados por Berthiaume eram de famílias economicamente instáveis.

Outra vítima chamou Berthiaume de "um demônio que se apresentava como um homem de Deus".

O ex-padre permanece em liberdade sob fiança enquanto aguarda sua próxima audiência no tribunal. Já que que retirou sua declaração de culpabilidade, agora pode ser condenado por duas acusações adicionais de conduta sexual criminosa em segundo grau e de outra acusação de indecência grave.

Essas acusações haviam sido descartadas como parte do acordo original.

Confira também:

Mais em