Uma pesquisa recente do ‘Institute for Family Studies’ (Instituto de Estudos da Família) revelou que as pessoas que têm somente um parceiro sexual para toda a vida têm casamentos mais felizes do que aquelas que têm dois ou mais.

O estudo foi realizado por Nicholas Wolfinger, professor da Universidade de Utah (Estados Unidos), intitulado "Tendências contraintuitivas na ligação entre o sexo antes do casamento e a estabilidade conjugal".

A pesquisa publicada no site do ‘Institute for Family Studies’ assinala que atualmente muitos americanos acham que "ter sexo antes do casamento é algo bom e algumas pessoas têm três ou mais parceiros sexuais antes do casamento". O que o sexo antes do casamento tem a ver com a estabilidade conjugal?

Wolfinger assinalou que entre as mulheres que tiveram relações sexuais somente com seus esposos, 65% são mais propensas a ter casamentos "muito felizes"; enquanto as que tiveram entre seis e dez parceiros sexuais, apenas 52% disseram que estavam "muito felizes" em seu casamento.

Entre os homens, continua o estudo, 71% dos que têm apenas um parceiro sexual são felizes no seu casamento, e aqueles que tiveram dois ou mais parceiros sexuais são 65%.

Além disso, 40% dos entrevistados relataram ter tido apenas um ou nenhum parceiro sexual antes de se casarem.

Wolfinger assinalou que a taxa entre os americanos mais jovens, que se casaram ​​desde 2000, é de aproximadamente 27%. A mulher americana nascida nos anos 1980 teve três parceiros sexuais em sua vida e o homem teve seis; apenas 5% das mulheres que se casaram a partir de 2010 eram virgens.

Nesse sentido, a pesquisa revela que "o grande número de americanos que tiveram apenas um parceiro sexual tem casamentos mais felizes".

"Entre aqueles que têm mais de um parceiro sexual, não há tanta diferença. A disparidade geral não é enorme, mas também não é trivial", acrescenta.

Por outro lado, Wolfinger disse à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – que “esperava que a religião fosse uma das razões pelas quais as pessoas que não têm muitos parceiros sexuais tivessem casamentos mais felizes”.

"A participação na igreja produz casamentos mais felizes... mas de qualquer maneira, o controle por (denominação e participação na igreja) não afetou substancialmente a relação entre a quantidade de parceiros sexuais antes do casamento que uma pessoa tem e se ele está em um momento muito feliz do casamento", indicou.

Isso significa, esclareceu Wolfinger, que as pessoas são mais propensas a ter um casamento feliz se tiverem menos parceiros sexuais antes do casamento, sejam religiosos ou não.

Outro fator que afeta o resultado do estudo, continuou, é o fato de que o sexo antes do casamento muitas vezes pode resultar em crianças nascidas fora do casamento, o que infelizmente tende a obrigar relacionamentos futuros.

Além disso, as pessoas que tiveram parceiros sexuais antes do casamento podem comparar seus cônjuges com parceiros anteriores, levando a uma diminuição na felicidade de seu casamento, manifestou Wolfinger.

Em um estudo semelhante realizado em 2016, o professor da Universidade de Utah examinou a taxa de divórcio em relação ao número de parceiros sexuais que uma mulher teve em sua vida.

Ele descobriu que as entrevistadas que não tiveram parceiros sexuais antes do casamento tinham as menores taxas de divórcio e aquelas com dez ou mais parceiros sexuais em sua vida tinham 30% de probabilidades de se divorciarem nos primeiros cinco anos de casamento.

Entre as mulheres que se casaram nos anos 2000 sem terem relações sexuais antes do casamento, 70% indicou que participavam frequentemente de algum tipo de serviço religioso e menos de 30% das que tiveram dez ou mais parceiros sexuais frequentavam a igreja.

Confira também:

Mais em