O dia 20 de fevereiro, quando é celebrada a festa litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto, foi declarado feriado municipal do “Dia dos Pastorinhos” em Juranda (PR), terra natal do menino Lucas, cuja cura milagrosa levou à canonização desses dois videntes de Fátima.

A decisão de instituir o feriado do Dia dos Pastorinhos foi aprovada pela Câmara Municipal e promulgada pela prefeita de Juranda, Leila Amadei, no último dia 11 de fevereiro, com efeitos imediatos.

“Fica instituído no Município de Juranda, o feriado municipal religioso do ‘Dia dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto’, a ser comemorado no dia 20 de fevereiro. A data fica incluída no calendário Municipal de Eventos e Datas Comemorativas do Município de Juranda”, estabelece a Lei nº 2.271/2019.

Conforme assinala o site do Santuário de Fátima, trata-se da primeira decisão do gênero, tomada por uma instituição pública de natureza civil.

Em Juranda, a data será celebrada na praça da Igreja Matriz, a partir das 19h. A programação contará com oração do Terço, Santa Missa, procissão luminosa e consagração a Nossa Senhora.

No Santuário de Fátima, em Portugal, a festa dos santos pastorinhos contará com uma vigília, no dia 19 de fevereiro, quando se rezará o Rosário. Haverá ainda procissão e veneração dos Santos nos seus túmulos.

A Festa prossegue no dia 20, às 10h, com Rosário, na Capelinha das Aparições. Às 10h45, realiza-se a Procissão com os ícones dos Santos Francisco e Jacinta até à Basílica da Santíssima Trindade, onde decorrerá a partir das 11h a Eucaristia.

Na parte da tarde, às 14h, realiza-se um Encontro com as crianças na Basílica da Santíssima Trindade e, às 17h30, serão celebradas as Vésperas, também na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A cura milagrosa

O menino Lucas recebeu o milagre da cura depois de sofrer uma grave queda de uma janela de 6,5 metros, que lhe causou traumatismo craniano e perda de tecido cerebral, em 3 de março de 2013. Levado ao hospital, teve que passar por uma cirurgia de urgência.

 

Segundo os médicos, caso sobrevivesse, o menor viveria em estado vegetativo ou, na melhor das hipóteses, com graves deficiências cognitivas.

Sua família recorreu às orações das religiosas carmelitas, as quais começaram a pedir a intercessão dos santos pastorinhos para a cura do menino, o que aconteceu e a criança voltou para casa sem sequelas.

O milagre foi mantido “sob reserva” por prudência e foi revelado dois dias antes da canonização, em uma coletiva de imprensa com os pais da criança no Santuário de Fátima.

Naquela ocasião, o pai do menino, João Batista, afirmou que dão “graças a Deus pela cura do Lucas e sabemos com toda a fé do nosso coração, que foi obtido este milagre pelos Pastorinhos Francisco e Jacinta”.

“Sentimos a bênção da amizade destas duas crianças, que ajudaram o nosso menino e agora ajudam a nossa família”, completou.

Os dois pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto, foram canonizados pelo Papa Francisco em Missa celebrada no Santuário de Fátima, em 13 de maio de 2017, quando também se comemorou o centenário das aparições da Virgem na Cova da Iria.

Confira também:

Mais em