No sábado, 31 de outubro, será realizada a beatificação do Pe. Michael McGivney, fundador dos Cavaleiros de Colombo, na Catedral de St. Joseph em Hartford, estado de Connecticut (Estados Unidos).

O futuro beato, falecido pouco antes de completar 38 anos em 1890, é considerado um exemplo de santidade para o nosso tempo. Sua causa de beatificação foi aberta em 1997.

“Pe. McGivney tinha um grande amor pelas necessidades da família. A unidade da família era muito importante para ele”, comenta Pe. James Sullivan, reitor da Basílica da Imaculada Conceição, em Waterbury, Connecticut, estado de onde se origina o futuro beato.

O sacerdote disse ao National Catholic Register que Pe. McGivney preocupou-se com as necessidades materiais e espirituais das famílias, enfatizando "a unidade da família e a necessidade de uma família intacta".

O sacerdote dominicano John Paul Walker, que serve na paróquia de St. Mary, em New Haven, também em Connecticut, destacou o serviço do Pe. McGivney aos imigrantes e famílias necessitadas. Neste local, o sacerdote fundou os Cavaleiros de Colombo, em 1882.

“Pe. McGivney enfrentou todas essas realidades diariamente. Vê-lo e aprender dele de como serviu aos necessitados em sua época nos ajuda a entender melhor e servir aos nossos em nossa época”, disse o Pe. Walker.

Brian Caulfield, Cavaleiro de Colombo e vice-postulador da causa de canonização do Pe. McGivney, disse ao Register que podem ser consideradas quatro categorias de pessoas que receberam graças do falecido sacerdote.

A primeira refere-se àqueles que rezam pela reconciliação das famílias. A segunda tem a ver com aqueles que pedem trabalho ou ajuda nas finanças.

Caulfield disse que há muitos desses pedidos e que recentemente receberam um de Barcelona (Espanha), onde os Cavaleiros de Colombo não estão. Um homem entrou em uma igreja e deixou uma intenção por escrito após ler um antigo panfleto sobre o Pe. McGivney. Ao sair, ele recebeu um telefonema para uma entrevista de emprego.

Outro homem na Califórnia escreveu que começou a pedir um emprego ao Pe. McGivney e, em "duas semanas, recebi uma oferta de emprego".

Aqueles que se aproximam do futuro beato também rezam para voltar à fé. Isso porque Pe. McGivney ajudou em seu tempo a evitar que os homens ingressassem em sociedades secretas anticatólicas, como os maçons.

Em uma ocasião, uma pessoa rezou por sua intercessão por duas semanas para pedir que um membro da família abraçasse a fé novamente. “Depois de estar afastado por 30 anos, voltou e começou a sentar-se para a Missa todos os domingos”, indicou.

A quarta categoria é a daqueles que pedem para deixar de ter problemas com álcool e drogas. As graças obtidas também se referem a curas físicas, desde dores nas costas até câncer de olho.

Pe. Walker também disse que o Pe. McGivney é “um visionário na maneira como se envolveu com os leigos, com os homens assumindo seu papel de liderança. Ele estava muito à frente disso em seu tempo".

“Os Cavaleiros de Colombo não eram uma organização concebida para ser dirigida por sacerdotes com leigos seguindo-os, mas uma organização onde os leigos ocupavam todos os cargos de liderança relevantes”, disse.

Brian Caulfield afirmou que o Pe. McGivney também encorajou a paternidade nas famílias.

“Ele viu muitos homens no dia a dia distantes da fé e conseguiu entender que os pais eram muito importantes para o sustento financeiro, espiritual, econômico e emocional da família e dos filhos. Ele viu que os pais eram uma figura central”, indicou.

Modelo de masculinidade

“Os homens precisam de heróis. Precisamos de heróis espirituais, e todas as estatísticas mostram que quando um homem vive uma vida de relacionamento com Cristo, toda a família se beneficia. Quando ele não o faz, a família geralmente também não, e os filhos querem ver o seu próprio pai como um herói. Querem saber que vivem para algo que vai além, principalmente para Deus. Quando os homens têm uma vida espiritual adequada, toda a cultura cresce e o Pe. McGivney viu isso”, disse Pe. Sullivan.

Bob Ranson, casado com Margaret, sobrinha-neta do Pe. McGivney, acredita que o carisma, caráter, humildade e força do futuro beato "deveria ser uma inspiração para que todos os homens católicos sejam pais e esposos amorosos e compassivos”.

Mais em

Os sacerdotes também estão felizes com a beatificação, comentou o Pe. Sullivan, "porque nos dá um ânimo ter um mentor para a nossa própria diocese”.

John Palmieri, um Cavaleiro de Colombo de 32 anos, e sua esposa Alana, adoeceram com coronavírus e ele esteve na unidade de terapia intensiva com coma induzido.

“Quase morri”, disse ao Register e contou que se recuperou, entre outras coisas, graças à oração: “Costumávamos rezar a oração do Padre McGivney e o Terço. Todas as orações ajudaram”, acrescentou.

Caulfield finalmente destacou que para os Cavaleiros de Colombo, Pe. McGivney é “alguém que ainda está vivo em nossos corações e conselhos. Não é alguém distante que viveu há séculos, mas um santo com quem nós, cavaleiros, podemos dialogar como um amigo”.

Publicado originalmente no jornal National Catholic Register.

Confira também: