Menos de um dia depois de anunciada sua candidatura a deputado estadual pelo Estado do México, Dom Onésimo Cepeda Silva, bispo emérito de Ecatepec, abandonou a ideia de entrar na política

O estado de México é uma das 32 entidades federativas que conformam o país. Ecatepec é uma localidade que fica neste estado, meia hora a nordeste da Cidade do México.

Entrevistado pela Milenio TV, Dom Cepeda Silva disse na noite de 5 de abril que “não aceitei nenhuma candidatura”, mas “me ofereceram”.

“Eu me afiliei ao partido e disse que não poderia fazer mais nada até que se solucionasse tanto eclesial como civilmente a minha possibilidade de participar”, acrescentou.

Horas antes, o presidente nacional do partido Fuerza por México, Gerardo Islas, apresentou Dom Cepeda Silva como "pré-candidato a deputado estadual de Ecatepec de Morelos”.

 

De acordo com o artigo 55 da Constituição Política dos Estados Unidos Mexicanos, um dos requisitos para ser deputado é “não ser ministro de nenhum culto religioso”.

O Instituto Eleitoral do Estado do México (IEEM) indica que os ministros de cultos religiosos devem se separar “formal, material e definitivamente de seu ministério pelo menos 5 anos antes do dia da eleição”.

Dom Cepeda Silva renunciou ao governo pastoral de Ecatepec em 2012, mas continua a ser bispo e sacerdote da Igreja Católica.

O Código de Direito Canônico também limita a possibilidade de que sacerdotes católicos tenham um cargo político.

Depois do anúncio de Fuerza por México, a Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) e a Diocese de Ecatepec se distanciaram da candidatura do bispo emérito.

Dom Alfonso Miranda Guardiola, secretário-geral da CEM, assegurou que o episcopado mexicano “se distancia de todo ato político, que Dom Cepeda desempenhe a título pessoal, por isso, ele não exerce nem de voz nem de ação uma representação oficial da Igreja Católica".

Por sua vez, a diocese mexicana disse que “Dom Onésimo Cepeda Silva não representa a postura oficial da Igreja Católica da diocese de Ecatepec”.

“Falei com o Papa”

Em entrevista à Milenio TV, Dom Cepeda Silva disse que “jamais abandonarei o meu ministério, porque seria como vender a minha primogenitura por um prato de lentilhas, para ser deputado”.

"Como bispo, fui nomeado para julgar as 12 tribos de Israel no Céu", disse ele.

O bispo emérito de Ecatepec também indicou que “falei com o Papa através do meu núncio (Dom Franco Coppola)”.

"Disseram-me que não podia correr o risco de perder o meu episcopado", disse ele.

Mais em

Para Dom Cepeda Silva, ser padre é “muito mais importante do que ser deputado”.

ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, ficou sabendo que o diálogo de Dom Cepeda Silva foi diretamente com o Núncio Apostólico no México, que lhe teria explicado as razões canônicas pelas quais a Igreja proíbe os clérigos de participar de processos eleitorais e partidos políticos.

Essa conversa teria sido fundamental para o bispo emérito recusar a candidatura para deputado.

Confira também: