No domingo, 14 de outubro, o Santuário de Fátima fez memória do primeiro Papa que o visitou, Paulo VI, por ocasião de sua canonização, celebrada pelo Papa Francisco no mesmo dia, no Vaticano.

O Papa Paulo VI foi canonizado juntamente com Dom Óscar Romero e outros cinco novos santos no dia 14 de outubro, na Praça de São Pedro.

Na manhã deste mesmo dia, o Papa Montini também era recordado durante a Missa dominical no Recinto de Oração, em Fátima, presidida pelo reitor do santuário mariano, Pe. Carlos Cabecinhas. Na ocasião, foram utilizadas as alfaias litúrgicas oferecidas por Paulo VI ao santuário.

O Papa Paulo VI foi o primeiro Pontífice a visitar a Fátima, em maio de 1967, por ocasião do cinquentenário das aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos na Cova da Iria. Nesta visita, o Santo Padre deixou um forte apelo à construção da paz.

Além disso, no dia da sua partida para Fátima, 13 de maio de 1967, publicou a Exortação Pastoral Signum Magnum sobre o culto da Virgem Maria, Mãe da Igreja e modelo de virtudes, que se conclui com o pedido explícito a todos os cristãos “a renovar pessoalmente a sua própria consagração ao Coração Imaculado da Mãe da Igreja”, aspecto central da mensagem de Fátima.

Por ocasião desta viagem, o Pontífice ofereceu ao Santuário de Fátima um Cálice e um Cibório, os quais foram usados no último domingo, 14 de outubro, durante a Santa Missa que recordou o Pontífice, agora São Paulo VI.

As peças foram executadas pela casa Giovanni Tosi e são de ouro e de esmalte vermelho escuro, apresentam pé́ cônico, assente sobre base circular, sob a qual se encontra gravado o brasão pontifício de Paulo VI.

Os dois objetos litúrgicos, oferecidos juntamente com uma patena, hoje integram o acervo do Museu do Santuário de Fátima, encontrando-se na exposição permanente “Fátima Luz e Paz”.

Além disso, aos fiéis que participaram da Santa Missa no Recinto de Oração no domingo, foi distribuída a oração que São Paulo VI fez em Fátima, a qual todos foram convidados a rezar ao final da celebração.

Outra recordação que o Santuário de Fátima fez ao novo santo foi junto à estátua de Paulo VI, que se encontra no alto do Recinto de Oração, que passou a ter uma ornamentação especial.

A imagem é de autoria de Joaquim Correia e agora passa a estar ornamentada com um conjunto tocheiro e floreira concebido pela arquiteta Joana Delgado.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A estátua do São Paulo VI, da autoria de Joaquim Correia, que se encontra no alto do Recinto de Oração, passa a estar, a partir deste domingo, dia em que a Igreja o passa a reconhecer como santo, ornamentada com um conjunto tocheiro e floreira concebido pela arquiteta Joana Delgado. A 13 de maio de 1967, com a sua presença na Cova da Iria, o Papa Paulo VI tornou-se no primeiro Papa peregrino de Fátima. ⠀ #santuariodefatima #portugal #faith #church #God #Jesus #Holyspirit #catholic #holy #christian #igreja #shrine #VirginMary #catholicism #pope #popepaulvi #papapaulovi #paulvi #paulovi #rome #canonization #canonização #papa #pontifex #vatican

Uma publicação compartilhada por Santuário de Fátima (@santuariodefatimaoficial) em

Conforme explica o santuário, “o tocheiro se destaca do lado direito da imagem. A floreira é uma peça única, em pedra calcária, toda ela baixa. Enquadrando a inscrição existente na base, a parte da floreira, cuja ornamentação será garantida pelo Santuário, destaca-se cerca de 5 centímetros relativamente à pedra”.

Confira também:

Mais em