“A presença de uma comunidade de irmãs ou irmãos é como um farol luminoso no entorno”, disse o papa Francisco hoje (22) durante uma audiência no Vaticano com os Cônegos Regulares Premonstratrenses, por ocasião do IX Centenário da fundação da Abadia de Prémontré.

Para Francisco, “a experiência cristã concreta tem a ver com boas intenções e erros, tem a ver com recomeçar sempre de novo”.

Francisco disse que “sem conversão não há comunhão. E exatamente este recomeçar e se converter à fraternidade é um testemunho claro do Evangelho, mais do que muitos sermões”.

 “A oração da Igreja não conhece fronteiras. A fidelidade à oração comum, que é a oração de Cristo, tem em si um grande valor apostólico”, disse o papa.

Esta oração, continuou ele, “ajuda a abrir os corações e as mentes de todos; e essa abertura se expressa no caráter público e acessível das celebrações em suas igrejas”.

“A cultura da convivência fraterna, da oração comunitária, que também dá lugar à oração pessoal, é o fundamento da verdadeira 'hospitalidade missionária', que pretende fazer com que os 'estranhos' se tornem irmãos”, disse.

O papa Francisco ressaltou que muitos membros da ordem premonstratrense também foram missionários: “A história da missão é uma história de coragem e abnegação, por amor”, disse Francisco.

“Não esqueçamos: ser ordem significa aprender uns com os outros; significa que as comunidades federadas, em sua autonomia, devem cultivar um interesse fraterno por todas as outras comunidades”, disse ele.

Para Francisco, também é “uma forma de viver a catolicidade da Igreja. Cada comunidade mantém sua própria identidade, muitas vezes determinada por suas origens e história, e, portanto, nenhuma comunidade pode pretender impor sua identidade às outras”.

Segundo o papa Francisco, “a atividade econômica de uma comunidade religiosa está destinada a sustentar seus membros, sua formação e seu apostolado”.

“A atividade econômica serve à missão e à realização do carisma: ela nunca é um fim em si mesma, mas orientada para um objetivo espiritual. Nunca pode contradizer o propósito a que serve."

O papa exortou os presentes a se fazerem várias perguntas ao escolher como ganhar dinheiro dentro da Ordem: “qual é o impacto nas pessoas da zona? Quais serão as consequências para os pobres, para os nossos hóspedes, para os visitantes? Nossas escolhas são uma expressão de simplicidade evangélica? Favorecem o acolhimento e a vida fraterna?”.

Francisco falou da sustentabilidade como “um critério chave, assim como a justiça social” e disse que “as escolhas econômicas e sociais não estão separadas da missão”.

“Os contatos com os órgãos públicos e diversas sociedades, assim como os investimentos de uma comunidade, podem também contribuir para o desenvolvimento de boas iniciativas”, disse.

“Que os contatos recíprocos dentro da ordem mantenham um olhar aberto, despertem a solidariedade entre as comunidades e a atenção ao contexto em que cada uma delas vive e dá testemunho do Evangelho”, pediu o papa.

“Que o Espírito Santo os ilumine no seu caminho e no seu serviço à Igreja. Abençoo de coração todos vocês e suas comunidades”, concluiu o papa Francisco.

Confira também:

Mais em