"Faço novamente este pedido a todas as pessoas de boa vontade: respeitar ao menos no dia do nascimento do Salvador um dia de paz. Espero que nos ouçam e que sejam 24 horas de paz em todo o mundo”, disse o papa Leão XIV ontem (23) aos jornalistas que o aguardavam do lado de fora da vila papal de Castel Gandolfo.

"Uma das coisas que realmente me entristece nestes dias é o fato de a Rússia aparentemente ter rejeitado o pedido de uma trégua de Natal", continuou.

O papa lembrou que, nesses dias, o patriarca latino de Jerusalém, o cardeal Pierbattista Pizzaballa, fez uma “linda visita” a Gaza no Natal.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Leão XIV contou que esteve em contato com o pároco da única paróquia de Gaza, o padre Gabriel Romanelli: “Eles estão buscando celebrar uma festa em meio a uma situação ainda muito precária. Esperamos que o acordo pela paz siga adiante”, disse o papa.

Pizzaballa chegou a Gaza na sexta-feira (19), e celebrou uma missa de Natal antecipada no domingo (21). Segundo o patriarcado, sua visita busca expressar seu compromisso "de acompanhar seus fiéis com esperança, solidariedade e oração", bem como marcar o início das celebrações natalinas em uma comunidade "que viveu e continua a viver tempos sombrios e difíceis".