Ativistas pró-aborto feriram dois policiais de Los Angeles, Estados Unidos, quebraram a janela de um carro da polícia e agrediram ativistas pró-vida durante protestos contra a possível revogação da decisão de 1973 que legalizou o aborto nos Estados Unidos.

 

O chefe do Departamento de Polícia de Los Angeles, Michel Moore, informou no Twitter que o protesto de cerca de 250 pessoas ocorreu em 2 de maio na praça Pershing, no centro de Los Angeles, pouco depois das 20h (horário local).

Os atos de vandalismo aconteceram uma hora depois, quando a polícia recebeu a ordem de dispersar os manifestantes para liberar o trânsito naquela área. Moore relatou que os manifestantes começaram a atirar pedras e garrafas e que o primeiro oficial ficou ferido.

O capitão da polícia de Los Angeles, Isaac Ruiz, disse à imprensa que o policial ferido "foi atacado por um grupo de desordeiros que o atingiu na cabeça".

Na manhã de quarta-feira, a CBS News confirmou que um segundo policial também ficou ferido no protesto e que a academia Planet Fitness e o prédio da prefeitura foram vandalizados.

O site pró-vida Life News também compartilhou um vídeo que mostra os manifestantes pró-aborto quebrando a janela de um veículo da polícia. "Quando você acha que não há problema em matar um bebê indefeso, destruir carros da polícia não é nada", escreveu o site no Twitter.

 

Além disso, uma repórter do Daily News que cobriu um protesto semelhante em Washington, capital dos EUA, publicou vários vídeos que mostram os ativistas em favor do aborto agredindo verbal e fisicamente os pró-vidas.

 

“[Na terça-feira] à noite na Suprema Corte, testemunhei o grupo pró-vida @PAAUNOW sendo empurrado agressivamente (se não violentamente) por um grande grupo pró- aborto. Além disso, o grupo cuspiu, jogou água e insultou. Um manifestante pró-aborto provocou: 'Onde está seu Deus agora?'”, escreveu a repórter Mary Margaret Olohan no Twitter.

A violência por ativistas do aborto provavelmente continuará antes da decisão final da Suprema Corte dos EUA no caso de Mississippi Dobbs x Jackson Women's Health. Este caso poderia derrubar duas decisões marcantes que deram forma à lei do aborto e à política americana por décadas Roe x Wade, que legalizou o aborto em todo o país em 1973, e Planned Parenthood x Casey, que confirmou o caso Roe em 1992.

Em 2 de maio, o site americano POLITICO vazou um rascunho do parecer da maioria afirmando que a Suprema Corte derrubaria Roe e Casey. Se a decisão se mantiver, espera-se que mais de uma dúzia de estados proíbam imediatamente o aborto.

Em um comunicado, os bispos norte-americanos disseram que, enquanto aguardam a decisão da Corte até o final de junho, “encorajamos todos a intensificar suas orações e jejum para que a decisão final do Tribunal” anule a legalização do aborto”.

Mais em

Confira também: