"A Igreja está com vocês e precisa de vocês", disse o papa Francisco aos jovens do Colégio Sagrado Coração na tarde de seu terceiro dia no Bahrein.

Antes do encontro, na residência onde está hospedado, o papa recebeu a visita do rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa.

No encontro no colégio administrado por freiras carmelitas desde 2003, mais de 2 mil jovens, incluindo muçulmanos, receberam o papa.

Depois de assistir danças populares e ouvir testemunhos de alguns jovens, o papa disse que os jovens "não têm medo de se enfrentar, dialogar, 'fazer barulho' e se misturar com os outros, tornando-se a base de uma sociedade amigável e solidária”.

“Isso é fundamental nos contextos complexos e plurais em que vivemos; quebrar algumas barreiras para inaugurar um mundo mais conforme ao homem, mais fraterno, mesmo que isso signifique enfrentar muitos desafios”.

Tomando como referência os testemunhos e as perguntas dos jovens, o papa propôs “três pequenos convites” para encorajá-los:

Abraçar a cultura do cuidado

O papa Francisco pediu aos jovens que não esqueçam de cuidar “primeiro de si mesmos, não tanto de fora, mas de dentro, a parte mais escondida e preciosa de vocês. O que? A alma, o coração. E como você cuida do coração? Tente ouvir em silêncio.”

"Que não lhes aconteça serem 'turistas da vida', que só olham de fora, superficialmente. E, em silêncio, seguindo o ritmo do seu coração, fale com Deus”, disse.

O amor “não é uma novela ou um filme romântico. Amar é cuidar do outro, cuidar dele, oferecer seu próprio tempo e seus próprios dons a quem precisa, arriscar para fazer da vida um dom que gera mais vida”.

“São um tesouro, um tesouro único e valioso. Portanto, não tranque sua vida em um cofre, pensando que é melhor não fazer nenhum esforço porque ainda não chegou a hora de gastá-la”, disse. "Como é bonito, em vez disso, deixar uma boa marca na estrada".

Semear fraternidade

O papa exortou os presentes a serem “semeadores de fraternidade e ceifeiros do futuro, porque o mundo só terá futuro na fraternidade. É um convite que encontro no centro da minha fé”.

Além disso, destacou que “não bastam as palavras, são necessários gestos concretos feitos no dia a dia”.

“Gostaria de dizer a vocês: aprendam a viajar também dentro de vocês, expandam as fronteiras internas, para que os preconceitos sobre os outros desapareçam, o espaço da desconfiança seja reduzido, os muros do medo sejam demolidos, a amizade fraterna floresça”, disse ele.

Tomar decisões na vida

“Não há vida sem desafios a enfrentar”, disse o papa. “E sempre, diante de um desafio, como numa encruzilhada, é preciso escolher, envolver-se, arriscar, decidir”.

“Vá em frente sem medo, e nunca sozinho! Deus nunca os deixa sozinhos, mas para lhes dar uma mão, espera que a peçam. Ele nos acompanha e nos guia. Não com maravilhas e milagres, mas falando delicadamente através de nossos pensamentos e sentimentos”, disse. "O Senhor deseja iluminar sua inteligência, seus sentimentos mais íntimos, as aspirações que você tem em seu coração, as opiniões que amadurecem dentro de você".

“Ele quer ajudá-lo a distinguir o que é essencial do que é superficial, o que é bom do que é ruim para você e para os outros, o que é justo do que gera injustiça e desordem. Nada do que nos acontece é alheio a Deus”, disse o papa.

Segundo o papa, é importante “antes das opiniões da internet”, procurar “bons conselheiros na vida, pessoas sábias e confiáveis ​​que possam orientá-los, ajudá-los”.

Mais em

“Queridos jovens, precisamos de vocês, precisamos de sua criatividade, de seus sonhos e de sua coragem, de sua simpatia e de seus sorrisos, de sua alegria contagiante e também daquela pitada de loucura que vocês sabem trazer para cada situação, e que ajuda a sair do torpor da rotina e dos esquemas repetitivos em que às vezes classificamos a vida”.

“Como papa, quero dizer a vocês: a Igreja está com vocês e precisa de vocês, cada um de vocês, para se rejuvenescer, explorar novos caminhos, experimentar novas linguagens, tornar-se mais alegre e acolhedora”, disse mais tarde.

“Nunca perca a coragem de sonhar e viver grande! Apropriar-se da cultura do cuidado e difundi-la; ser campeões da fraternidade; enfrentar os desafios da vida deixando-se guiar pela criatividade fiel de Deus e por bons conselheiros”, concluiu.

Confira também: