A presença de são João Bosco na cidade italiana de Gênova está ligada a muitas histórias e também alguns milagres, como por exemplo, o que foi relatado pelo sacerdote salesiano padre Mauricio Verlezza.

Padre Verlezza, responsável pela Obra de Dom Bosco em Sampierdarena (Gênova), de onde saíram as primeiras expedições missionárias para a Argentina, contou ao Grupo ACI que o santo sacerdote celebrou uma Missa em 1872, na qual estiveram presentes muitos benfeitores.

No final da celebração e logo depois de escutar a sua catequese, todos passaram pela sacristia da catedral de ‘San Siro’ para receber a bênção do fundador dos salesianos. Ele costumava entregar a cada pessoa uma medalhinha de Nossa Senhora Auxiliadora.

“As medalhinhas que estavam em uma pequena bolsa eram muito poucas e o milagre foi que todos puderam recebê-la, apesar de que realmente houvesse pouquíssimas na bolsa que o secretário entregou a dom Bosco”.

Em seguida, contouo sacerdote, "são João Bosco olhava seus sonhos missionários em um mapa do mundo que estava no pequeno quarto onde descansava durante a sua permanência em Sampierdarena”.

“O meu único desejo é que sejam felizes no tempo e na eternidade”, deixou escrito aos seus jovens dom Bosco, declarado por são João Paulo II como “pai e mestre da juventude”.

São João Bosco morreu no dia 31 de janeiro de 1888, depois de ter vivido aquela frase que disse ao seu aluno são Domingos Sávio: “Nesta casa fazemos consistir a santidade em estar sempre muito alegres”.