Hoje (18) é comemorada a fundação dos salesianos, que estão entre as maiores congregações religiosas do mundo. Mas algo pouco conhecido é que Maria Auxiliadora apareceu a dom Bosco para lhe ensinar uma regra especial com a qual fez crescer o número de seus seguidores.

Em 1854, são João Bosco disse a um grupo de jovens: “A Virgem quer que fundemos uma Sociedade. Eu decidi que nos chamaremos Salesianos. Coloquemo-nos sob a proteção de são Francisco de Sales”.

Este desejo de Nossa Senhora se concretizou oficialmente no dia 18 de dezembro de 1859 no oratório italiano de Valdocco, em Turim. O santo se reuniu com 17 meninos, que tinham em média 20 anos.

Num pequeno caderno, que serviu de ata da fundação, foram escritos os nomes de cada um deles, entre os quais o do futuro beato Miguel Rúa e do primeiro cardeal salesiano Juan Cagliero, que se tornou bispo da Patagônia na Argentina. Mas nada disso teria sido possível sem a aparição profética de Maria Auxiliadora.

Em 1845, dom Bosco teve um sonho. O santo contou que estava rodeado de muitos jovens e que era ajudado por outros padres colaboradores. Contudo, esses padres logo foram embora e o deixaram sozinho.

Então olhou para Nossa Senhora, que lhe disse: “Quer saber como impedir que eles vão embora? Pegue esta fita e amarre-a em sua cabeça”.

O santo narrou que pegou reverentemente uma fita branca da mão da Virgem, na qual estava escrita a palavra “obediência”. Dom Bosco começou imediatamente a amarrar com a fita a cabeça de alguns colaboradores e eles começaram a ficar com ele. “Assim se constituiu a Sociedade Salesiana”, contou o santo.

Dom Bosco também disse que viu muitas outras coisas que viriam no futuro, inclusive dificuldades. Mas viu também casas, escolas, igrejas, pátios, clérigos e padres.

Os salesianos começaram com 18 pessoas, incluindo o santo, e com a morte de dom Bosco (1888) eram 768.

Segundo o Catholic-Hierarchy, um site de dados e estatísticas do clero católico, são atualmente a segunda maior congregação masculina da Igreja, com 14.143 religiosos, depois dos jesuítas (14.439).

Segundo o site oficial dos Salesianos, estão presentes em 134 países dos 5 continentes e com milhares de obras no mundo.

Por que obediência?

Os religiosos das diversas ordens e congregações da Igreja Católica fazem votos de pobreza, castidade e obediência, tal como Cristo viveu. No caso dos salesianos, e por vontade de dom Bosco, a ordem muda. Eles professam viver obedientes, pobres e castos.

O padre Juan Vecchi, oitavo sucessor de dom Bosco, disse que o santo quis deixar isto como uma mensagem aos seus religiosos, porque “'o ser mandados' aos jovens é o coração da vocação salesiana”. Neste sentido, disse que recebem a ordem de ajudar os jovens, mesmo em situações perigosas e urgentes, “custe o que custar… até o fim”.