29 de jan de 2026 às 15:02
O papa Leão XIV recebeu hoje (29) pela primeira vez no Vaticano a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, que ocupa o cargo desde 2022 e foi reeleita em 2024.
A audiência privada com o papa ocorreu hoje de manhã de no Palácio Apostólico, no Vaticano. Em seguida, a presidente foi recebida na Secretaria de Estado.
No fim da audiência, a política e advogada maltesa divulgou uma mensagem em suas redes sociais, na qual agradeceu ao papa pela “clareza de suas intenções e pelas nossas reflexões conjuntas sobre o avanço da paz por meio do diálogo na Europa e no mundo”.
Além da visita ao Vaticano, a agenda de Metsola para hoje tem uma reunião com autoridades italianas e, à tarde, sua participação no evento O legado de De Gasperi, em defesa da liberdade, que ocorre no prédio do Parlamento Europeu, na Piazza Venezia, em Roma.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A presidente do Parlamento Europeu, que expressou o apoio da União Europeia à Ucrânia desde o início do seu mandato, também se reuniu com o grão-mestre da Ordem de Malta, Fra' John Dunlap, no Palácio Magistral em Roma, a quem disse ser grato pelo trabalho humanitário da Ordem em situações complexas como as da Ucrânia e da Faixa de Gaza.
Metsola, de 47 anos de idade, é a pessoa mais jovem a ocupar o cargo de presidente do Parlamento Europeu. Ela faz parte do Partido Nacionalista Maltês e ao grupo do Partido Popular Europeu (PPE) no Parlamento Europeu.




