A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi recebida hoje (26) pela primeira vez em audiência privada pelo papa Leão XIV. O encontro faz parte da visita anual da CNBB ao papa e aos vários Dicastérios da Cúria Romana que acontecem desde o dia 20 de janeiro e segue até quinta-feira (29).

Estiveram com o papa o arcebispo de porto alegre (RS), cardeal Jaime Spengler, presidente da CNBB; o arcebispo de Goiânia (GO), dom João Justino de Medeiros Silva, primeiro vice-presidente da CNBB; o arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, segundo vice-presidente da CNBB e o bispo auxiliar de Brasília, dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB.

O presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler disse ao Vatican News, serviço de informação da Santa Sé, que o encontro com Leão XIV foi “um momento especial para aprofundar o espírito de comunhão e de colaboração entre a Conferência Episcopal do Brasil e o santo padre”.

Segundo o cardeal Spengler, falou-se ao papa Leão XIV sobre as experiências vividas recentemente pela Igreja no Brasil, as repercussões de importantes eventos eclesiais realizados no país e em outros continentes.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Além disso, a presidência da CNBB entregou ao papa um relatório das atividades desenvolvidas pela CNBB ao longo do ano de 2025 e de modo descontraído, recordou  a ele que a última Assembleia Geral da Conferência teve que ser adiada, porque o então cardeal Robert Prevost, pregador convidado para a abertura do encontro foi chamado a assumir um novo ministério: ser o sucessor de Pedro.

A presidência da CNBB também se reunirá hoje com o prefeito do dicastério para a Comunicação da Santa Sé, Paolo Ruffini, para falar sobre os desafios da comunicação e a missão evangelizadora da Igreja nos meios contemporâneos.

Amanhã (27), a Conferência se reunirá com o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e com a Secretaria de Estado da Santa Sé. Na quarta (28), a presidência se reúne com a Pontifícia Comissão para a América Latina e com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. E no seu último dia de visita, 29 de janeiro, terá um encontro com o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.