26 de jan de 2026 às 10:54
O arcebispo de St. Paul e Minneapolis, EUA, Bernard Hebda, pediu orações por Alex Jeffrey Pretti, morto a tiros por agentes federais da imigração dos EUA, pelos pais e pelos entes queridos dele.
Milhares de agentes federais fortemente armados estão aplicando as leis de imigração americanas procurando e detendo imigrantes ilegais nas Cidades Gêmeas, como é chamada a região metropolitana de St. Paul e Minneapolis.
“A perda de mais uma vida em meio às tensões que assolam Minnesota deve nos levar a todos a refletir sobre o que podemos fazer para restaurar a paz do Senhor”, escreveu Hebda. “Embora ansiemos, com razão, pela justiça de Deus e tenhamos fome de Sua paz, isso não será alcançado até que sejamos capazes de livrar nossos corações dos ódios e preconceitos que nos impedem de enxergar uns aos outros como irmãos e irmãs criados à imagem e semelhança de Deus. Isso é tão verdadeiro para nossos vizinhos sem documentos quanto para nossos representantes eleitos e para os homens e mulheres que têm a ingrata responsabilidade de fazer cumprir nossas leis. Todos eles precisam de nossas humildes orações”.
O arcebispo também escreveu um artigo de opinião no jornal The Wall Street Journal em 20 de janeiro, no qual defende uma reforma da política de imigração dos EUA.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Se os eventos recentes em Minnesota deixaram alguma coisa clara, é que não podemos mais adiar o árduo trabalho da reforma imigratória”, escreveu Hebda no artigo de opinião. “Cada ano de inação tornou o debate mais acalorado, mais raivoso e menos humano. Uma discussão política difícil se transformou num campo de batalha cultural e político. Isso está acontecendo nas ruas aqui, onde agentes federais de imigração estão entrando em confronto com manifestantes”.
Hebda escreveu: "Como pastor, vejo o custo humano em todos os lados”.
O arcebispo rezou ontem (25) uma missa votiva pela Preservação da Paz na catedral de São Paulo, em St. Paul. Na basílica de Santa Maria, em Minneapolis, houve uma missa ontem à noite por Pretti, sua família e pela comunidade das Cidades Gêmeas.
“Onde quer que você esteja esta tarde, espero que reserve alguns instantes para se unir a nós em oração”, disse Hebda num comunicado.




