13 de jan de 2026 às 15:52
Vídeos de padres e bispos expulsando agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) de igrejas nos EUA que tiveram milhões de visualizações nas redes sociais esta semana são falsos, gerados por inteligência artificial (IA).
A agência de notícias espanhola EFE verificou as imagens que circulam no Facebook, no TikTok e no Instagram e confirmou que são deepfakes criadas para explorar a tensão atual em torno das operações migratórias ordenadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
As imagens falsas mostram membros do clero confrontando agentes do ICE e impedindo-os de entrar em igrejas em supostas batidas.
Um desses vídeos disse que o papa Leão XIV ordenou a bispos que "se oponham a atos tirânicos do pedófilo", numa aparente referência ao presidente dos EUA.
“Cardeal coloca o ICE em seu devido lugar” ou “bispo expulsa agentes de imigração em culto” são algumas das mensagens que acompanham os vídeos em publicações nas redes sociais.
Anomalias compatíveis com o uso de IA
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em todos os vídeos a mesma história se repete, embora com protagonistas diferentes: um padre ou bispo repreende e expulsa agentes de imigração que, supostamente, entraram em igrejas para fazer uma batida contra imigrantes.
A agência de notícias EFE detectou anomalias em várias das imagens, típicas de conteúdo gerado por inteligência artificial. Num dos vídeos, por exemplo, um livro parece estar preso de modo antinatural ao braço de um bispo.
Em outro vídeo, supostos agentes do ICE são vistos fazendo movimentos estranhos: um deles esbarra em um banco de igreja e paralisa. Numa terceira gravação, as pessoas ao fundo permanecem completamente imóveis e alguns rostos estão incompletos.
Pesquisando vários desses vídeos, a agência de notícias espanhola identificou uma conta do Instagram dedicada à disseminação massiva de conteúdo gerado com inteligência artificial, focado em supostos confrontos entre cidadãos e agentes do ICE.
Nem o ICE nem o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês) divulgaram informações sobre essas supostas batidas em igrejas em seus sites oficiais ou redes sociais.
Também não há relatos ou declarações da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB, na sigla em inglês), embora o arcebispo de Saint Paul e Minneapolis, Bernard Anthony Hebda, tenha falado sobre preocupação geral com as políticas de imigração e pedido calma depois do tiroteio relacionado ao ICE.




