Em sua mensagem para o 100º Dia Mundial das Missões, o papa Leão XIV disse que "a unidade é a condição da missão" evangelizadora e "o amor é a sua essência", porque "a Boa Nova que somos enviados a anunciar ao mundo não é um ideal abstrato", mas é "o Evangelho do amor fiel de Deus, encarnado no rosto e na vida de Jesus Cristo".

O tema escolhido para o Dia Mundial das Missões, que será celebrado no dia 18 de outubro é: "Um em Cristo, unidos na missão".

A mensagem divulgada hoje (25), pela Santa Sé exorta toda a Igreja "a prosseguir o caminho missionário com alegria e zelo no Espírito Santo, o que requer corações unificados em Cristo, comunidades reconciliadas e, em todos, disponibilidade para colaborar com generosidade e confiança".

Sobre o tema da jornada de outubro, o papa explica que “no centro da missão está o mistério da união com Cristo”, como Jesus demonstrou antes de sua Paixão, quando "orou ao Pai” pedindo para que “todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós".

“Nestas palavras, revela-se o desejo mais profundo do Senhor Jesus e, ao mesmo tempo, a identidade da Igreja, comunidade dos seus discípulos: ser uma comunhão que nasce da Trindade e que vive da e na Trindade, ao serviço da fraternidade entre todos os seres humanos e da harmonia com todas as criaturas”, destaca Leão XIV.

O papa ainda lembra em sua mensagem que “ser cristão não é, em primeiro lugar, um conjunto de práticas ou ideias”, mas “é uma vida em união com Cristo”. Com isso, ele incentivou todos a cumprir "a primeira responsabilidade missionária da Igreja", que “é renovar e manter viva a unidade espiritual e fraterna entre os seus membros".

"Nesta ótica", ressaltou o papa, "será importante intensificar o compromisso ecumênico com todas as Igrejas cristãs, aproveitando também as oportunidades suscitadas pela comum celebração do 1700.º aniversário do Concílio de Nicéia".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Leão XIV também disse que a união em Cristo só "será possível na escuta constante da sua Palavra e na graça dos Sacramentos". E destacou: "Tal processo de genuína evangelização começa a partir do coração de cada cristão para depois se expandir a toda a humanidade".

Leão XIV ainda disse em seu texto que "a unidade dos discípulos não é um fim em si mesma", mas "está orientada para a missão". E recordou o lema do beato Paolo Manna que diz: "Toda a Igreja para o mundo inteiro", que segundo o papa, também é um convite que anima e forma "o espírito missionário de sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos, favorecendo a união de todas as forças evangelizadoras" porque "nenhum batizado é estranho ou indiferente à missão", mas "todos, cada um segundo a sua vocação e condição de vida, participam na grande obra que Cristo confia à sua Igreja".

Na sequência, o papa diz que "se a unidade é a condição da missão, o amor é a sua essência", tal como o próprio Cristo ensinou "na sua grande oração ao Pai antes da Paixão, depois de invocar a unidade dos discípulos": "O amor que me tiveste esteja neles e Eu esteja neles também".

O papa Leão XIV ainda destaca que os apóstolos, que  "evangelizaram movidos pelo amor de Cristo e por Cristo", deram testemunho disso, "da mesma forma", que  "ao longo dos séculos, numerosos cristãos, mártires, confessores, missionários, deram a vida para dar a conhecer este amor divino ao mundo" e " assim, a missão evangelizadora da Igreja continua guiada pelo Espírito Santo, Espírito de amor, até ao fim dos tempos".

Depois de dizer que “cada dom, mesmo o menor entre eles, torna-se um ato significativo de comunhão missionária”, Leão XIV termina a sua mensagem pedindo para rezar a seguinte oração pela missão evangelizadora da Igreja:

“Pai santo, concedei-nos ser um em Cristo, enraizados no seu amor que une e renova. Fazei que todos os membros da Igreja sejam unidos na missão, dóceis ao Espírito Santo, corajosos no testemunho do Evangelho, anunciando e encarnando todos os dias o vosso amor fiel por cada criatura. Abençoai os missionários e as missionárias, sustentai-os no seu esforço, guardai-os na esperança! Maria, Rainha das missões, acompanhai a nossa obra evangelizadora em todos os cantos da terra: tornai-vos instrumentos de paz e fazei que o mundo inteiro reconheça em Cristo a luz que salva. Amém”.