“Senhores ladrões, por favor, não roubem mais a Igreja. O pouco que temos já foi difícil para conseguir. Deus os abençoe e tenha misericórdia de vocês. Amém”, diz um cartaz colocado na entrada da capela Senhor Bom Jesus e São Braz, no bairro Cachoeira em Curitiba, que já foi roubada cinco vezes esse ano e oito em 2025.

O caso mais recente aconteceu na madrugada de segunda-feira (19). “Os assaltos vêm acontecendo há mais de um ano”, disse o coordenador da capela, Jeverson Alves, à ACI Digital. “Tudo começou com furtos em duas peças nos fundos, onde guardamos os materiais do nosso bazar”.

Segundo o coordenador, os criminosos levaram utensílios do bazar, fios, lâmpadas, torneiras dos banheiros, utensílios de cozinha e outros objetos usados nas atividades da comunidade. “Já roubaram até pertences das idosas que utilizam o salão durante a semana”, relatou.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Mesmo depois de registrar boletins de ocorrência e investir em alarmes, câmeras e monitoramento, as invasões continuam. Uma das câmeras já foi roubada. Os ladrões também tentaram arrombar a porta principal e a lateral, mas foram impedidos pelo alarme.

O maior receio da comunidade “são os nossos utensílios sagrados que ficam dentro da capela”, disse.

A faixa colocada na entrada da capela, segundo o coordenador, é um pedido de socorro. “Queremos chamar a atenção das autoridades. Em breve voltaremos com a catequese das crianças, e a maioria das nossas catequistas são mulheres. Temos medo de que algo mais grave aconteça”, disse.