23 de jan de 2026 às 10:29
O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, teve na quarta-feira (21) uma audiência privada com o papa Leão XIV. Eles conversaram sobre a realidade da arquidiocese carioca e o papa assegurou suas orações ao povo do Rio de Janeiro.
Segundo a arquidiocese, o encontro reservado teve duração de 20 minutos “e transcorreu em clima de profunda comunhão, fraternidade e partilha pastoral”.
Dom Orani apresentou ao papa a “vivência da fé do povo carioca”, destacando a trezena de são Sebastião, que aconteceu no início de janeiro. De 7 a 19 de janeiro, a imagem de são Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, percorreu a arquidiocese passando por paróquias, comunidades, hospitais, instituições públicas e espaços de serviço e cuidado, em momentos de oração, culminando no dia do padroeiro, em 20 de janeiro.
O arcebispo também apresentou ao papa o segundo Sínodo Arquidiocesano, “com especial atenção à dimensão missionária da Igreja, ao trabalho evangelizador e às iniciativas pastorais desenvolvidas no contexto da trezena de são Sebastião, que mobilizam comunidades, paróquias e fiéis em espírito de missão”, disse a arquidiocese.
O cardeal assegurou a Leão XIV as orações do povo da arquidiocese do Rio pelas intenções dele, pelo ministério petrino e pela missão à frente da Igreja.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo a arquidiocese, o papa disse que reza pelo povo do Rio de Janeiro e enviou uma bênção especial a todos os fiéis, “como sinal de unidade, comunhão e esperança”
200 anos de relação diplomática Brasil-Santa Sé
Segundo a arquidiocese, o encontro de dom Orani com o papa Leão XIV aconteceu no contexto das celebrações dos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé. O bicentenário será celebrado hoje com uma missa às 16h (hora de Roma) na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, celebrada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin.
Também em comemoração por esta data, será lançado o livro De Leão a Leão – 200 anos Brasil–Santa Sé, organizado por dom Orani. O lançamento oficial acontecerá hoje às 19h30 (hora de Roma), em um coquetel na residência oficial do embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Éverton Vieira Vargas, em Roma.




