20 de jan de 2026 às 16:27
Os bispos da região de Paris convocaram um concílio provincial para debater como a Igreja local pode responder ao crescente número de batismos de adultos na França. O concílio ocorrerá de 25 de janeiro a maio do ano que vem.
A França registrou um total de 10.384 catecúmenos adultos no ano passado, o que é um aumento de 45% em relação ao ano anterior e o maior número dos últimos 20 anos.
Esse crescimento é marcado pela crescente aproximação de jovens adultos aos sacramentos da iniciação cristã.
As oito dioceses da região parisiense de Île-de-France — lideradas pela arquidiocese de Paris — junto com a diocese das Forças Armadas Francesas, se reunirão num congresso intitulado Catecúmenos e Neófitos: Novas Perspectivas para a Vida da Nossa Igreja em Nossas Dioceses, com o objetivo de encontrar uma resposta adequada e estabelecer diretrizes comuns em nível provincial.
Segundo a diocese de Île-de-France, desde o concílio Vaticano II (1962-1965), os bispos de uma província são convidados a discernir a conveniência de convocar um concílio. Desde então, só sete concílios provinciais ocorreram em todo o mundo.
Assim que o concílio for concluído, seus resultados serão apresentados em Roma para aprovação. Embora os bispos digam que é “um concílio, e não um sínodo”, eles dizem que o concílio será feito no espírito de uma “abordagem sinodal” e de “caminhada conjunta”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Três etapas diferentes
O concílio se desenvolverá em três etapas principais. A primeira fase de consulta, que visa orientar as futuras deliberações do próprio concílio provincial e compreender como a Igreja local é chamada a se transformar, terá início em 25 de janeiro e se estenderá até 1º de julho.
Na primeira etapa, serão coletadas as reflexões de catecúmenos, neófitos (recém-batizados), padres e diáconos, companheiros de catequese (equipes, animadores, acompanhantes), assim como paróquias, movimentos, capelanias, faculdades e escolas de ensino superior.
A etapa conhecida como “deliberação” terá início em maio deste ano, com várias sessões ocorrendo em outubro, janeiro do ano que vem e maio do ano que vem. Por fim, será desenvolvida uma etapa final de “acolhimento”, na qual, depois da aprovação pelos bispos provinciais, o reconhecimento pela Santa Sé e o acolhimento eclesial, as diretrizes serão implementadas em cada diocese.
Em paralelo, o concílio provincial incentiva o restante da diocese a lançar diferentes iniciativas paroquiais com propostas litúrgicas específicas, focadas na participação dos recém-batizados na liturgia.





