O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, celebrar missa amanhã (17) na igreja Domus Mariae, em Roma, com a presença das relíquias de são Pier Giorgio Frassati, canonizado em 7 de setembro do ano passado pelo papa Leão XIV expostas para veneração pública.

A Ação Católica Italiana promove o evento. O santo foi membro ativo do movimento, exemplificando a vocação leiga à santidade na vida cotidiana.

Segundo um comunicado do movimento eclesial, são Pier Giorgio Frassati continua sendo uma referência viva para a associação: “Um testemunho de uma fé alegre e radical, capaz de conciliar a intimidade com Deus, o compromisso eclesial, a paixão pela justiça e a atenção concreta aos pobres”.

Ao término da celebração eucarística, o relicário será colocado na igreja Domus Mariae. O relicário, criado para a canonização e apresentado pela primeira vez na praça de São Pedro, no Vaticano, em 7 de setembro do ano passado, contém um fragmento de uma vestimenta pertencente a são Pier Giorgio Frassati.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A obra, assinada pela irmã Maria Agar Loche, inspira-se no famoso lema Rumo ao Alto, um resumo da jornada espiritual e humana do jovem são Pier Giorgio. A iconografia do relicário tem alguns aspectos fundamentais da experiência cristã de são Frassati, prezados pela tradição da Ação Católica: a Eucaristia como centro da vida, o Rosário, a presença de Nossa Senhora — com referência a Nossa Senhora de Oropa — e o amor pela Palavra de Deus, em particular pelas Epístolas de são Paulo.

Oito pedras de lápis-lazúli evocam a descrição de Frassati como "o homem das oito bem-aventuranças", expressão usada em 1977 pelo então cardeal Karol Wojtyła, futuro papa são João Paulo II. Os materiais e adornos, por fim, aludem à montanha, símbolo de sua jornada espiritual e de sua busca constante por Deus. Frassatti era montanhista

Com a celebração eucarística, a presidência nacional da Ação Católica confia o caminho da associação à intercessão de são Pier Giorgio Frassati, “renovando o compromisso de formar cristãos capazes de habitar o mundo com responsabilidade, esperança e fidelidade ao Evangelho”.