São Pier Giorgio Frassati, nascido em 6 de abril de 1901, numa família italiana rica e proeminente, tornou-se um modelo logo depois de sua morte em 4 de julho de 1925, aos 24 anos de idade. Ele foi canonizado ontem (7), em Roma, pelo papa Leão XIV, ao lado do primeiro santo millennial da Igreja, são Carlo Acutis, também ele um filho de duas famílias das mais ricas da Itália.

Segundo o site dedicado a Frassati pela Conferência de Bispos Católicos dos EUA (USCCB, na sigla em inglês), Frassati é, há anos, "um importante patrono global da juventude e dos jovens adultos — e ocupa um lugar especial no coração dos jovens nos EUA”.

“São João Paulo II o declarou patrono das Jornadas Mundiais da Juventude e o considerou o homem das bem-aventuranças, por exemplificar essas bênçãos em sua vida cotidiana", diz também o site.

Seguem abaixo 12 fatos surpreendentes sobre sua vida curta, mas muito intensa:

1. Sua infância foi repleta de atos de caridade

Apesar de ter sido criado por pais agnósticos, a inclinação de Frassati para ajudar os outros se manifestou na infância. Certa vez, ainda criança, ele atendeu a porta e encontrou uma mãe pedindo esmolas com seu filho descalço. Ele tirou os próprios sapatos e os deu à criança.

2. Sua devoção à Eucaristia começou cedo

Ainda jovem, ele ingressou na Congregação Mariana e no Apostolado da Oração e obteve permissão para receber a Comunhão diária, o que era raro naquela época.

3. Ele tinha um lado muito brincalhão

Ao mesmo tempo, Frassati era conhecido entre seus amigos como “Il Terrore” (O Terror) devido a seu gosto por brincadeiras.

4. Ele serviu na Sociedade de São Vicente de Paulo

Aos 17 anos de idade, ele se juntou à Sociedade de São Vicente de Paulo e dedicou grande parte do seu tempo livre cuidando dos pobres, dos sem-teto, dos doentes e dos militares desmobilizados que voltavam da Primeira Guerra Mundial.

Mais em

5. Ele se manifestou contra Mussolini e o fascismo

Em 1919, Frassati filiou-se à Fundação dos Estudantes Católicos e ao Partido Popular, cujos princípios se baseavam na doutrina social da Igreja. Ele opôs-se veementemente à ascensão do líder fascista Benito Mussolini e foi preso em Roma ao juntar-se ao protesto da Associação dos Trabalhadores Católicos.

6. Ele era conhecido por sua generosidade radical e amor pelos pobres

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

São Pier Giorgio ficou conhecido por doar literalmente tudo o que tinha aos pobres. Ele até usava a passagem de ônibus para caridade e depois corria para casa para chegar na hora das refeições.

7. Ele amava as montanhas

Alpinista talentoso, ele via muitos paralelos entre a vida católica e seu passatempo favorito. Ele organizava regularmente excursões às montanhas, com momentos de orações e conversas sobre fé em Deus na subida ou na descida do cume.

8. Uma simples nota que ele escreveu se tornou um lema famoso

Depois do que se tornaria sua escalada final, ele escreveu uma nota simples numa fotografia: “Verso L'Alto” ​​(Rumo ao alto) — frase que se tornou um lema católico popular.

9. Ele morreu de poliomielite.

Aos 24 anos de idade, Frassati adoeceu gravemente com poliomielite. Alguns de seus amigos acreditavam que ele havia contraído a doença de pessoas das favelas de Turim. Em seus últimos dias, ele sussurrava os nomes das pessoas que ainda precisavam de ajuda para sua família e amigos que se reuniam ao seu lado. Ele morreu em 4 de julho de 1925.

10. Ele foi beatificado pelo papa são João Paulo II

Pier Giorgio Frassati foi declarado bem-aventurado em 1990 pelo papa são João Paulo II, que o chamou de "homem das bem-aventuranças" e "alegre apóstolo de Cristo". Um ano antes, ao visitar o túmulo de Frassati, são João Paulo II disse que também havia sentido em sua juventude "a influência benéfica de seu exemplo".

“Ele deixou o mundo bastante jovem”, disse ele, “mas deixou uma marca em todo o nosso século”.

11. Sua irmã escreveu uma homenagem a ele

Na biografia de seu irmão, a irmã de Frassati, Luciana, escreveu que “ele representava o que havia de melhor na juventude cristã: puro, feliz, entusiasmado com tudo o que é bom e belo”.

12. Ele é um padroeiro da juventude e dos estudantes ao redor do mundo

São Pier Giorgio Frassati é muito popular entre os jovens, especialmente nos EUA. Muitos apostolados foram criados com seu nome, e ele é o padroeiro dos estudantes, principalmente porque não era bom aluno, dos jovens católicos, dos montanhistas, dos grupos de jovens, da Ação Católica, dos terciários dominicanos, que ele também era, e da Jornada Mundial da Juventude.