Com o selamento final da porta santa da basílica de São Pedro, no Vaticano amanhã (16), a Santa Sé concluirá o selamento de alvenaria propriamente dito das quatro basílicas papais depois do Jubileu da Esperança.

Na tarde de terça-feira (13), ocorreu o rito final de fechamento da porta santa da basílica de Santa Maria Maior. Ontem (14), foi a vez da basílica de São João de Latrão, e hoje (15), foi fechada a porta santa da basílica de São Paulo Fora dos Muros.

Amanhã, será a vez da basílica de São Pedro. Os chamados sampietrini, a equipe da Obra de São Pedro composta por carpinteiros, marceneiros e eletricistas que normalmente cuidam da manutenção da basílica, repetirão a operação que já fizeram nas outras três basílicas: levantarão uma parede de tijolos dentro do templo para selar definitivamente a porta santa.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A tradicional cápsula metálica (capsis), caixa de bronze com o documento oficial de fechamento, as moedas cunhadas no ano jubilar e as chaves da porta santa, será inserida na parede do templo.

Esses elementos são testemunho material e simbólico do Ano Santo que, como disse o papa na cerimônia de 6 de janeiro de fechamento da porta da basílica de São Pedro, terminou no calendário, mas não na vida espiritual da Igreja.

Em todas as basílicas papais, foram depositados o ato oficial do fechamento da porta santa, a chave da porta e várias medalhas pontifícias, que abrangem desde o último selamento, na conclusão do Jubileu Extraordinário da Misericórdia em 2016, até os dias atuais.