13 de jan de 2026 às 13:06
A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre (RS) começa no domingo (18) com a missa do translado da imagem da santa no santuário Nossa Senhora dos Navegantes até o santuário Nossa Senhora do Rosário.
Segundo a arquidiocese de Porto Alegre, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes permanece no santuário Nossa Senhora do Rosário até o dia 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes.
Durante esse período, as missas semanais com a presença da imagem da santa acontecem em quatro horários: às 8h, 10h, 16h e 18h. Já as missas do fim de semana ocorrem em dois horários: 10h e 16h.
Nossa Senhora dos Navegantes é celebrada anualmente no dia 2 de fevereiro sempre com uma “grande procissão”, reunindo “mais de 50 mil devotos”, segundo o santuário Nossa Senhora dos Navegantes.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Neste dia, a celebração começa com uma missa às 7h no santuário Nossa Senhora do Rosário. Às 8h, uma procissão de retorno da imagem da santa para o santuário dos Navegantes que segue até a Praça dos Navegantes, onde haverá uma recepção festiva. A entronização da imagem no santuário Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Navegantes será às 20h
No santuário Nossa Senhora dos Navegantes também haverá missas solenes em honra a sua padroeira de duas em duas horas, a partir das 7h. A última missa deste dia será às 19h.
A devoção à Nossa Senhora dos Navegantes, também conhecida como Nossa Senhora da Boa Viagem, chegou ao Brasil ainda na época do descobrimento, por meio dos navegadores portugueses e espanhóis, segundo a prefeitura de Porto Alegre. Considerada padroeira “afetiva” de Porto Alegre, sua festa é patrimônio imaterial da capital do Rio Grande do Sul desde 2010.
Sua “primeira festa e procissão”, segundo o Arquivo Público do Rio Grande do Sul, “ocorreram em 1871, quando a imagem de Nossa Senhora chegou à cidade, vinda de Portugal, encomendada ao escultor João A. Fonseca Lapa pelos portugueses João José de Farias, Joaquim Assunção, Antônio Campos e Francisco Lemos Pinto”.




