30 de dez de 2025 às 14:11
A festa bicentenária do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Salvador, realizada pela paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e a Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, acontece nos dias 31 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026, com o tema “Com o Bom Jesus dos Navegantes e a Mãe da Boa Viagem, sejamos construtores de paz, família unida e Igreja missionária”.
O arcebispo de Salvador, cardeal Sergio da Rocha, disse em sua mensagem para a festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem que os “corações se transformam, mais uma vez, na galeota Gratidão do Povo para a travessia do ano” com “gratidão e louvor” e começa “o novo ano com a esperança de paz”.
“Paz que é dom de Jesus a ser acolhido e compartilhado a cada dia. Paz que é fruto do amor e da justiça”, disse dom Sergio da Rocha. “Para tanto, rezemos unidos, valorizando as nossas famílias e reconhecendo na Igreja a família de todos. Família que não guarda para si os dons recebidos, mas que sai ao encontro de todos, especialmente, dos que mais sofrem, para compartilhar a alegria do Evangelho e a paz do Senhor. Rezemos, com confiança, como Família unida e Igreja missionária, suplicando o dom da paz ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes, contando com a intercessão da Mãe da Boa Viagem”.
No dia 31 de dezembro, a celebração começa às 9h, com a descida da embarcação Galeota Gratidão do Povo ao mar, que conduzirá a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Às 14h, uma procissão terrestre conduzirá as imagens do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem ao santuário são José, na rua da Imperatriz, na Baixa do Bonfim até a Praça da Boa Viagem, onde acontece missa campal de Embarque, às 15h30, celebrada pelo cardeal Sergio da Rocha. Depois, a imagem do Senhor Bom Jesus será levada até a galeota, onde será conduzida em procissão marítima até a basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro Comércio, em Salvador.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
No 1º de janeiro de 2026, os festejos iniciam às 8h, com uma missa na basílica santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebrada por dom Sergio da Rocha. Em seguida, por volta das 10h, acontece a procissão terrestre até o píer da Capitania dos Portos, onde acontecerá o novo embarque da imagem do Senhor Bom Jesus na galeota, que incluirá três percursos marítimos, o do Porto da Barra, o do Cais do Porto e o da Ponta do Humaitá.
Segundo a arquidiocese de Salvador, “enquanto os fiéis acompanham o embarque na basílica da Conceição da Praia” os outros devotos que “estiverem na Praça da Boa Viagem” podem participar de uma missa campal, às 10h30, “em ação de graças pelo êxito da festa, pela saúde dos devotos e benfeitores, pelo novo ano e em memória dos devotos falecidos”.
Por volta das 12h, acontece o encontro da imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem na Ponta do Humaitá, um acidente geológico na Península de Itapagipe. Depois os festejos terminam com a procissão terrestre das imagens até ao Largo da Boa Viagem, onde acontecerá uma oração e a bênção final.




