9 de jan de 2026 às 15:12
A Missão Jesus no Litoral, organizada pela Renovação Carismática Católica (RCC), começa hoje (9) na praia de Itaipava e Itaoca em Itapemirim (ES). Cerca de 250 pessoas de várias paróquias da diocese irão à praia para abordar os banhistas e oferecer um momento de oração, acolhimento e partilha da fé.
“O objetivo é fazer com que as pessoas que estão no litoral curtindo suas férias, momentos de lazer, se lembrem o quanto são amados por Deus e que Ele não se esquece delas por nem sequer um instante”, diz Débora Pereira Costa, 31 anos, à ACI Digital, que participa da missão desde 2014.
Ela contou que a experiência mais marcante que teve foi em 2014 “quando passei para abordar uma mulher que estava sentada sozinha. Enquanto falávamos que ela era profundamente amada por Deus, ela começou a chorar muito e disse que tinha ido ali para se despedir do mar, que sempre amou, pois estava decidida a tirar a própria vida quando chegasse em casa e que a nossa presença ali, mostrou-lhe que ela não estava sozinha como pensou que estivesse”.
“Isso me impactou tão profundamente, e me mostrou que não é simplesmente um encontro de jovens no litoral, mas que o Deus que cura, salva e liberta quer nos usar para alcançar e salvar seus filhos amados”, continuou.
Para Débora, a Missão Jesus no Litoral é “uma estratégia de Deus para nos lembrar que de fato Ele está em todos os lugares, e é muito interessante ver que as pessoas são positivamente surpreendidas quando nos veem”.
O encontro reúne jovens de toda a diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Eles chegam hoje (9) e têm hospedagem e alimentação.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Amanhã (10), a programação começa com um grupo de oração na praia às 04h30. Segundo o coordenador diocesano da RCC, Rondinelio Sartori, “é uma dinâmica nova deste ano, uma moção de Deus, para que quem estiver passando por ali também possa vivenciar essa graça”.
Durante o sábado, além de abordar os banhistas na praia para falar de Jesus e rezar com eles, a programação inclui momentos formativos e espirituais, com pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento e temas que orientam a vivência do encontro.
Rondinelio contou que ao abordar as pessoas “a gente chega com humildade, pergunta se pode falar de Deus, canta uma música, faz uma oração rápida, mas muito profunda”.
“Isso é só uma parte. O Jesus no Litoral é muito maior do que isso: é levar Jesus para quem está de férias, descansando com a família, numa dinâmica diferente de evangelizar”, contou,
Para a RCC, o encontro expressa, na prática, o compromisso de anunciar Cristo nos espaços onde as pessoas vivem o lazer e o descanso. “É falar de Jesus, falar da nossa Igreja e da ação de Deus no meio de nós, dando testemunho de evangelização para quem está no nosso litoral”, concluiu.




