Cerca de 2 milhões de pessoas vão desfilar pelas ruas amanhã (6) em uma das maiores celebrações públicas católicas da Europa, com a procissão dos Três Reis Magos marcando a Epifania do Senhor em 941 cidades e vilas em todo o país.

O evento anual, conhecido como Orszak Trzech Króli (Procissão dos Três Reis Magos), atrai participantes que se vestem como personagens bíblicos, usam coroas de papel e cantam canções de Natal enquanto seguem figuras que representam os Reis Magos até presépios montados em praças públicas.

No ano passado, estima-se que dois milhões de pessoas participaram das procissões em 905 locais na Polônia e no exterior e em outros países, segundo o Vatican News, serviço oficial de informações da Santa Sé. O evento deste ano se expande para 941 comunidades — 36 a mais do que no ano passado.

"Preparamos 600 mil coroas, 150 mil livrinhos com canções de Natal e 200 mil adesivos", disse Piotr Giertych, presidente da Fundação da Procissão dos Três Reis Magos. Só em Varsóvia, cerca de 50 mil pessoas participaram da procissão no ano passado.

 

 

 

 

De projeto escolar a tradição nacional

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O primeiro desfile de rua dos Três Reis Magos ocorreu em Varsóvia, em 2009, como uma extensão de uma peça de Natal apresentada por alunos de uma escola local. Desde que a Epifania do Senhor se tornou feriado nacional na Polônia, em 2011, as procissões têm crescido constantemente, espalhando-se por cidades e vilas de todo o país.

O lema deste ano, Alegrem-se na Esperança, ecoa o tema do Ano Jubilar da Igreja, Peregrinos da Esperança, que termina amanhã. A frase vem da canção natalina polonesa do século XVII Mędrcy świata, monarchowie (Sábios do Mundo, Monarcas), de Stefan Bortkiewicz.

"Estamos nos referindo ao Ano Jubilar, que termina em 6 de janeiro na Igreja e foi celebrado sob o lema Peregrinos da Esperança", disse Anna Murawska, diretora do evento. "Portanto, na procissão, ouviremos muito não só sobre manter a esperança no dia-a-dia, mas, acima de tudo, sobre confiar em Deus, em Sua misericórdia e em encontrá-Lo no Céu".

O presidente da Polônia, Karol Nawrocki, e a primeira-dama do país, Marta Nawrocki, enviaram uma mensagem aos participantes falando sobre a mensagem de reconciliação das procissões.

"Que a imagem de três monarcas que, apesar das adversidades, perseguiram seu objetivo — a paz e a reconciliação — nos inspire a todos a construir relações baseadas na solidariedade mútua, na compreensão e no respeito", escreveu o casal presidencial.

A procissão cerimonial inspira-se nas tradições polonesas de peças teatrais sobre o nascimento de Jesus Cristo e em cantos natalinos, incorporando também elementos de desfiles semelhantes da Epifania do Senhor na Espanha e no México. A procissão de Varsóvia começa no monumento a Copérnico e segue pela rua Krakowskie Przedmieście até a praça do Castelo, onde participantes cantam juntos canções natalinas no centro da cidade.