No dia da Epifania do Senhor, você já passou por uma porta com letras e números aleatórios escritos no topo? Essas inscrições estão carregadas de grande significado.

A Epifania, também conhecida como “Pequeno Natal”, é a festa que comemora a chegada dos três Reis Magos que adoraram o Menino Jesus recém-nascido. É comemorada em 6 de janeiro. No Brasil esta festa é sempre transferida para o domingo mais próximo e, por isso, neste ano será comemorada no domingo (7). 

Tradicionalmente, na Solenidade da Epifania, os católicos abençoam as suas casas escrevendo as letras C, M e B, e os números do ano na parte de cima das portas.

As letras fazem alusão aos três Reis Magos: Gaspar (Caspar em latim), Melchior e Baltazar. Também representam a bênção em latim Christus Mansionem Benedicat, que significa “Que Cristo abençoe esta casa”.

Algumas paróquias católicas dão aos seus fiéis giz, uma garrafa de água benta e uma bênção impressa para que cada família possa fazer a oração em casa.

A bênção do lar, popular na Polônia e em outros países eslavos, espalhou-se por outros lugares do mundo.

Como fazer a bênção?

Todos os familiares se reúnem em frente à porta principal da casa e fazem o sinal da cruz e a oração:

Monitor: Paz para esta casa.

Todos: E a todos aqueles que moram nela.

Monitor: Do Oriente os Três Reis Magos foram para Belém para adorar o Senhor e, abrindo seus tesouros, ofereceram presentes preciosos: ouro para o grande Rei, incenso para o Deus verdadeiro e mirra como símbolo de sua sepultura.

Todos entram na casa e leem o Magnificat, o hino de louvor à Virgem Maria depois de cumprimentar sua prima Isabel. Nesse momento a porta é aspergida com água benta. Depois disso, continua:

Todos: Do Oriente, os Três Reis Magos foram a Belém para adorar o Senhor e, abrindo os seus tesouros, ofereceram presentes preciosos: ouro para o grande Rei, incenso para o Deus verdadeiro e mirra como símbolo de sua sepultura.

Monitor: Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 
e não nos deixeis cair em tentação...

Todos: Mas livra-nos do mal.

Monitor: Todos de Saba virão.

Todos: Trazendo ouro e incenso.

Monitor: Oh Senhor, escutai minha oração.

Todos: E que o meu clamor chegue a Vós.

Monitor: Ó Deus, que hoje manifestaste o vosso Filho unigênito aos gentios, com a guia de uma estrela, fazei que nós, que vos conhecemos pela fé, cheguemos também à visão da vossa gloriosa majestade. Por Cristo, nosso Senhor.

Mais em

Todos: Amém.

Monitor: Ilumina-te, ilumina-te, ó Jerusalém, porque chegou a tua luz, e sobre ti nasceu a glória do Senhor: Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria.

Todos: E os gentios caminharão na tua luz e os reis no esplendor da tua ascensão, e a glória do Senhor surgirá sobre ti.

Monitor: Oremos. Abençoai, Senhor Deus Todo-Poderoso, este lar, para que nele haja saúde, pureza, força de vitória, humildade, bondade e misericórdia, cumprimento da vossa lei, ação de graças a Deus Pai e Filho e Espírito Santo. E que esta bênção permaneça sobre esta casa e sobre todos os que nela habitam. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

Depois da oração, caminha-se pela casa aspergindo água benta em cada cômodo. Em seguida, estão escritas na porta principal as letras C, M, B unidas por cruzes, entre os números do ano.

Neste ano: 20 + C + M + B + 24

Isso é feito no início do ano para convidar Deus a entrar nos lares e colocar as famílias sob sua proteção.