31 de dez de 2025 às 13:36
O ano de 2025 foi cheio de momentos marcantes — da morte do papa Francisco à eleição do primeiro papa nascido nos EUA, Leão XIV, passando pelas centenas de milhares de jovens que se reuniram em Roma para o Jubileu da Juventude, até a canonização do primeiro santo millennial da Igreja.
Seguem abaixo alguns dos principais momentos católicos deste ano:
Morte do papa Francisco
O ano começou com fiéis de todo o mundo unindo-se em oração pela saúde do papa Francisco, que foi internado no hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, devido a uma infecção respiratória que evoluiu para pneumonia bilateral, exigindo uma longa internação de cerca de seis semanas.
Em 23 de março, o papa Francisco recebeu alta do hospital e deu a bênção aos fiéis ali reunidos, da janela do hospital.
Pouco depois, em 29 de março, o papa argentino foi readmitido no hospital com dificuldades respiratórias. Em 21 de abril, um dia depois da Páscoa, o papa Francisco morreu aos 88 anos de idade, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), coma e colapso cardiovascular irreversível, segundo a certidão de óbito divulgada cerca de 12 horas depois da morte de Francisco.
Cerca de 400 mil pessoas lotaram a praça de São Pedro para o funeral do papa Francisco em 26 de abril, enquanto o mundo se despedia do primeiro papa latino-americano, que liderou a Igreja por 12 anos.
Conclave e eleição do papa Leão XIV
Em 7 de maio, 133 cardeais eleitores reuniram-se na capela Sistina, no Vaticano, para o início do conclave. Depois de quatro votações, o cardeal Robert Prevost foi eleito em 8 de maio o 267º papa da Igreja, adotando o nome de papa Leão XIV. Natural de Chicago, EUA, ele se tornou o primeiro papa americano da história da Igreja.
Jubileu da Juventude
Um dos primeiros grandes eventos do papa Leão XIV foi o Jubileu da Juventude, realizado em Roma de 28 de julho a 3 de agosto. Cerca de um milhão de jovens de todo o mundo lotaram as ruas de Roma, com cada dia repleto de oportunidades e eventos para que os jovens vivessem a riqueza da fé católica.
Em 2 de agosto, o papa Leão XIV foi recebido pela maior multidão a quem se dirigiu em seu pontificado até então, na vigília noturna em Tor Vergata, local ao ar livre a 16 km a leste de Roma. Estima-se que um milhão de pessoas estiveram presentes. O papa chegou de helicóptero e, em seguida, percorreu o local no papamóvel, acenando para jovens que o aclamavam antes do início da cerimônia religiosa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati
Em 7 de setembro, foram canonizados Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati. As canonizações dos dois jovens, proclamadas diante de cerca de 70 mil pessoas na praça de São Pedro, no Vaticano, foram as primeiras do pontificado de Leão XIV.
Em sua homilia, o papa disse: “Hoje, olhamos para são Pier Giorgio Frassati e são Carlo Acutis: um jovem do início do século XX e um adolescente de nossos dias, ambos apaixonados por Jesus e prontos para dar tudo por Ele”.
“Caros amigos, os santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis são um convite para todos nós, especialmente para os jovens, a não desperdiçarmos nossas vidas, mas a direcioná-las para o alro e transformá-las em obras-primas”, disse Leão XIV.
São João Newman foi nomeado doutor da Igreja.
A Igreja ganhou um doutor da Igreja em 1º de novembro, quando o papa Leão XIV declarou são João Henrique Newman doutor da Igreja, reconhecendo o cardeal e teólogo inglês — um dos convertidos mais influentes do anglicanismo — como uma figura imponente de fé e intelecto no catolicismo moderno.
“A impressionante estatura espiritual e cultural de Newman certamente servirá de inspiração para as novas gerações cujos corações anseiam pelo infinito e que, por meio da pesquisa e do conhecimento, estão dispostas a empreender essa jornada que, como diziam os antigos, nos leva per aspera ad astra, através das dificuldades, às estrelas”, disse o papa em sua homilia.
Papa Leão XIV em destaque no NCYC
Em 21 de novembro, o papa Leão XIV participou de seu primeiro encontro digital com a juventude dos EUA na Conferência Nacional da Juventude Católica (NCYC, na sigla em inglês), que ocorreu de 20 a 22 de novembro em Indianápolis, EUA.
A conferência teve palestrantes católicos, missa e adoração diárias, música e culto, grupos de discussão e workshops (oficinas), além de exposições interativas com jogos, vendedores, encontros e programas de rádio ao vivo.
O ponto alto da conferência foi o diálogo virtual ao vivo de uma hora que o papa manteve com os participantes. Cinco jovens foram escolhidos para fazer perguntas a Leão XIV, que abordaram temas como oração, tecnologia, amizades e o futuro da Igreja. O papa Leão XIV deu conselhos valiosos aos presentes sobre os vários assuntos discutidos.
Turquia e Líbano foram os destinos da primeira viagem papal
O papa Leão XIV visitou a Turquia e o Líbano em sua primeira viagem papal, de 27 de novembro a 2 de dezembro. A abrangente visita internacional teve encontros ecumênicos históricos, gestos de oração profundamente simbólicos e visitas pastorais a comunidades cristãs sob pressão. O papa falou sobre a importância da unidade, da paz e da fraternidade, e levou conforto a uma região marcada pela fé ancestral e pelo sofrimento presente.




