Monsenhor Milton Zonta, religioso salvatoriano, foi nomeado hoje (30) pelo papa Leão XIV bispo coadjutor de Criciúma (SC).  Ele vai trabalhar ao lado do atual bispo dom Jacinto Inácio Flach, 73 anos, com direito de sucessão quando dom Jacinto se aposentar.

Em mensagem à diocese de Criciúma, monsenhor Milton contou que escolheu como lema episcopal Ut cognoscant Te omnes (“Que todos Te conheçam”), do Evangelho de são João 17,3. “Com isso desejo reafirmar meu compromisso com o carisma salvatoriano no qual sou formado espiritualmente e, assim, ajudar a Igreja em sua missão de tornar Jesus conhecido, amado e acolhido por todos e em todos os lugares”, disse.

Monsenhor Milton saudou o bispo de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach, com quem disse querer “aprender a comunhão no episcopado, em espírito de amor eclesial e sinodal”. Também saudou os padres, diáconos, seminaristas, consagrados, leigos e autoridades do vários municípios que fazem parte da diocese. “Venho até junto de vocês com humildade, simplicidade e para o serviço”, disse.

“Acolho este momento como um dom de Deus e, ao mesmo tempo, um compromisso de levar à plenitude a minha vocação, como presença que se oferece totalmente despojada de si para amar e servir a Igreja”, disse, ao agradecer ao papa Leão XIV “pela confiança depositada” ao nomeá-lo.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“A todos envio uma saudação fraterna, confiando na força do Espírito Santo que nos acompanha, nos sustenta e trabalha na Igreja, dando-nos coragem para fazer caminhos de sinodalidade, de comunhão e de esperança”, disse, ao pedir que todos rezem ao Espírito Sato para que possam “juntos seguir edificando a Igreja diocesana de Criciúma”. “A Igreja, Povo de Deus, com a qual quero caminhar, amar e servir”, completou.

Monsenhor Milton Zonta nasceu em 2 de junho de 1960, em Videira (SC). Entrou para o Seminário Menor dos Salvatorianos em 1975. Fez o noviciado em 1979. Foi ordenado diácono em 1986, em Campinas (SP), e padre em 1987, em Videira.

É formado em Orientação e Supervisão Pedagógica pela Faculdade Moema (SP), Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena (SP) e Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP). Tem especialização em Pastoral Juvenil pelo Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ), de Porto Alegre (RS), e fez um curso intensivo sobre Metodologia de Planejamento Pastoral Latino-americano na Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá, Colômbia.

Atuou como vigário paroquial em Videira, promotor vocacional provincial, missionário na diocese de Brejo dos Anapurus (MA), superior provincial dos salvatorianos no Brasil, conselheiro geral e, posteriormente, superior geral da Sociedade do Divino Salvador (SDS), cargo que exerceu em Roma de 2012 a 2024. Desde 2025, é vigário da paróquia Imaculada Conceição, em Videira.