O bispo do Porto, Portugal, dom Manuel Linda, convocou um sínodo diocesano. O anúncio foi feito ontem (28) na missa de encerramento do Jubileu da Esperança, na catedral do Porto.

“Pareceu-me que a convocação de um sínodo para a efetiva implementação da sinodalidade seria a melhor forma de ‘capitalizar’ esta esperança em ordem ao sempre necessário rejuvenescimento espiritual da nossa diocese”, disse dom Manuel Linda.

O bispo disse que a decisão de convocar o sínodo foi tomada “após consulta a todos os organismos de participação” da diocese do Porto.

Segundo dom Manuel Linda, “a Igreja do Porto já vive intensamente práticas de sinodalidade”, mas precisam crescer “em extensão e profundidade, atingindo toda a vida e dinâmica da nossa Igreja”.

“Para mais, conforme calendário da Igreja Mundial, é esta a palavra de ordem até 2028”, disse. Em março deste ano, o papa Francisco aprovou o processo de acompanhamento e avaliação da fase de implementação do Sínodo da Sinodalidade e convocou uma Assembleia Eclesial para outubro de 2028.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Dom Manuel Linda pediu aos presentes que rezem para que “sejamos discípulos atentos e disponíveis no seguimento do Senhor da Messe, capazes de escutar o Espírito Santo, prontos a partilhar as nossas reflexões, a dialogar e a discernir sobre os caminhos que queremos percorrer juntos”.

O bispo ressaltou que “o sínodo diocesano será uma vivência comprometida e operacional da sinodalidade”.

“Não queremos colocar barreiras ao sopro do Espírito”, disse. O bispo incentivou a “escuta mútua” para acatar “a novidade da voz do Espírito Santo para o tempo de hoje”. Segundo ele, assim será possível apurar “o conhecimento da nossa realidade eclesial, social e cultural onde a fé tem de fomentar e fermentar valores”.

“Seremos Igreja mais interligada e comprometida entre todo o Povo de Deus que é sujeito e ator. Teremos presente a sociedade civil, nos seus vários âmbitos, e interligaremos forças para fermentar as suas instituições com os valores e os critérios do Evangelho”, disse.

O bispo confiou o sínodo diocesano “à misericórdia do Senhor Jesus, por intercessão da Virgem Santa Maria e de são José”. “Que o sínodo, convocado em tempo de desafeição religiosa, nos conceda um novo impulso de adesão e vivência da fé no Senhor Jesus Cristo, para alegria e salvação de todos”, concluiu.