O papa Leão XIV celebrou hoje (12) sua primeira missa na solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe. Ele a pediu que venha em seu auxílio "para que confirme no único caminho que conduz ao Fruto bendito de teu ventre todos os que me foram confiados".

Um grande número de fiéis, principalmente da comunidade mexicana que vive em Roma, assim como clérigos e membros da cúria romana, compareceram à celebração na basílica de São Pedro, no Vaticano, às 16h (horário local).

O papa leu em espanhol uma homilia em formato de oração, dirigida à padroeira do México e Imperatriz da América, a quem se referiu como "a Mãe do amor".

Leão XIV disse que Nossa Senhora permite que a Palavra de Deus “entre em sua vida e a transforme”, trazendo “aquela alegria onde a alegria humana não basta, onde o vinho acabou”, como acontece em Guadalupe.

Para o papa, no Tepeyac, Nossa Senhora “desperta nos habitantes da América a alegria de se reconhecerem amados por Deus”.

“Em meio a conflitos, injustiças e sofrimentos contínuos, buscando alívio”, Nossa Senhora de Guadalupe proclama o cerne de sua mensagem: “Não estou eu aqui, que sou tua mãe?”

“É a voz que faz ressoar a promessa da fidelidade divina, a presença que sustenta quando a vida se torna insuportável”, disse Leão XIV.

Em seguida, o papa concentrou sua mensagem na maternidade de Nossa Senhora de Guadalupe. Diante da imagem de Nossa Senhora, ele expressou o desejo de que os fiéis se sintam “verdadeiros filhos teus” e pediu a orientação dela para manter a fé “quando as forças se esvaem e as sombras crescem”.

“Mãe, ensina às nações que querem ser seus filhos a não dividir o mundo em bandos irreconciliáveis, a não permitir que o ódio marque sua história nem que a mentira escreva sua memória”, disse o papa. “Mostra-lhes que a autoridade deve ser exercida como serviço, não como domínio. Instrui seus governantes em seu dever de custodiar a dignidade de cada pessoa em todas as fases da vida. Faze desses povos, teus filhos, lugares onde cada pessoa possa sentir-se acolhida”, acrescentou.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O papa também rezou a Nossa Senhora pelos jovens, “para que obtenham de Cristo a força de escolher o bem e a coragem de permanecer firmes na fé, ainda que o mundo os empurre em outra direção”. Ele rezou para que nada perturbe seus corações e que eles “possam abraçar os planos de Deus sem medo”.

“Proteja-os das ameaças do crime, das dependências e do perigo de uma vida sem sentido”, disse.

Leão XIV falou aos que se afastaram da Igreja e pediu a Nossa Senhora que os traga “de volta para casa” com a força de seu amor. Ele rezou pelos que semeiam a discórdia, para que Nossa Senhora os reconduza à caridade.

Também pediu a Nossa Senhora que fortaleça as famílias e que, seguindo seu exemplo, "os pais eduquem com ternura e firmeza, para que cada lar seja uma escola de fé".

O papa pediu que ela “sustente o clero e a vida consagrada na fidelidade cotidiana, renovando seu primeiro amor, protegendo-os da tentação, animando-os no cansaço e socorrendo os abatidos”.

“Que possamos viver convictos de que, onde quer que a Boa Nova chegue, tudo se torna belo, tudo recupera a saúde, tudo se renova”, disse. “Ajuda-nos a não macular com o nosso pecado e miséria a santidade da Igreja que, como tu, é mãe”, completou.

O papa pediu à “Virgem Morena do Tepeyac: Mãe do Verdadeiro Deus por quem vivemos, venha em auxílio do sucessor de Pedro, para que confirme no único caminho que conduz ao Fruto bendito de teu ventre todos os que me foram confiados”.

“Lembrem-se deste seu filho, a quem Cristo confiou as chaves do Reino dos Céus para o bem de todos, para que essas chaves sirvam para ligar e desligar e para redimir toda a miséria humana”, disse, citando uma homilia do papa são João Paulo II de 1994.