10 de dez de 2025 às 14:11
O 140º Círio de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, distrito de Belém (PA), acontecerá no domingo (14), com o tema “Salve Maria, Esperança Nossa, Salve!”. O evento acontece sempre no segundo domingo de dezembro.
O Círio de Nossa Senhora do Ó vai começar às 7h, com uma missa em frente à capela Sagrado Coração de Jesus, na praça do Chapéu Virado, celebrada pelo vigário episcopal de Belém, padre Francimar Ferreira Lopes, pároco do santuário Nossa Senhora do Ó. Depois da celebração, os devotos sairão em procissão com a imagem de Nossa Senhora do Ó em um percurso de 5,1 km até o santuário dedicado à santa, no bairro da Vila.
A devoção mariana de Nossa Senhora do Ó ou Nossa Senhora da Expectação surgiu no século VII em Toledo, Espanha. O então arcebispo, santo Eugênio, estipulou que a festa da Anunciação de Nossa Senhora fosse transferida para o dia 18 de dezembro. Depois que seu sobrinho, santo Ildefonso, o sucedeu no cargo determinou que a festa desse dia fosse celebrada com o título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria.
O título de Nossa Senhora do Ó vem das antífonas do Ó, cantadas entre os dias 17 e 23 de dezembro, na Liturgia das Horas, antes do cântico evangélico do Magnificat nas vésperas. São sete antífonas que fazem referência a Jesus: ó Sabedoria, ó Adonai, ó Raiz de Jessé, ó Chave de Davi, ó Oriente, ó Rei das Nações, ó Emanuel.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Essa devoção chegou ao Brasil através dos portugueses. Primeiro em Pernambuco e depois se espalhou por outras regiões do país. A devoção à Nossa Senhora do Ó no distrito de Mosqueiro, segundo a arquidiocese de Belém, remonta à criação da primeira paróquia do local dedicada à santa, em 1868, pelo então arcebispo de Belém, dom Antônio de Macedo Costa Ferreira.
Festividade de Nossa Senhora do Ó
Nossa Senhora do Ó, padroeira de Mosqueiro, é celebrada no dia 18 de dezembro. Em Mosqueiro, a festividade acontecerá no santuário dedicado à santa com uma missa solene às 18h, celebrada pelo arcebispo emérito de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa. Em seguida, haverá uma procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora do ó, que percorrerá algumas ruas do distrito e depois retornará para a igreja.
No sábado (20), às 8h, acontecerá a Romaria da Acessibilidade e, às 16h30, a Romaria da Juventude. No domingo (21), às 8h, acontecerá o Círio das Crianças e o encerramento da festividade.




