20 de out de 2025 às 12:56
O 45º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá (PA) reuniu mais de 430 mil pessoas pelas ruas da cidade para homenagear a Rainha da Amazônia. A programação começou com missa celebrada pelo bispo Vital Coberllini em frente à catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e, em seguida, a procissão de 7,5 km seguiu até o santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
“O Círio não se explica, ele é vivenciado, é ato de fé”, disse dom Vital Coberllini em sua homilia. O bispo ressaltou que este “é um momento forte de evangelização”. “Amemos o círio, estimulemos o círio, divulguemos o círio e participemos do círio”, incentivou.
Ao refletir sobre o evangelho do dia (Lc 18,1-8), dom Coberllini ressaltou que a Palavra de Deus apresenta “a necessidade de rezar sempre”. “Somos pessoas orantes. Assim também que será o nosso círio, pouco discurso, muita oração. É a característica do nosso círio, a oração”, disse.
O bispo disse que o círio também é “momento de agradecimento” e recordou que, no trajeto, é possível “ver pessoas descalças, com tijolo na cabeça, uma casinha, agarradas na berlinda, coisas inexplicáveis, mas que são dons de Deus e nos mostram o quanto Deus nos ama, o quanto Ele quer o bem para todas as pessoas”.
Ao final da missa, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi colocada na berlinda e teve início a procissão até o santuário de Nossa Senhora de Nazaré, onde o bispo celebrou mais uma missa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Mensagem de Leão XIV
O papa Leão XIV enviou uma mensagem para o 45º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Marabá, transmitida pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin.
“Sua Santidade Leão XIV de bom grado une-se a todos os fiéis que, neste ano jubilar, elevam à Rainha da Amazônia a mais sincera e profunda expressão de filial devoção, como peregrinos de esperança”, diz o texto.
O papa implorou, “pela poderosa intercessão da Virgem Mãe Amorosa, abundantes graças e favores celestiais sobre todos os participantes dessa edição do Círio de Nazaré, em Marabá”.




