26 de nov de 2025 às 15:39
A Fundación Enraizados promoveu a celebração de 50 missas para pedir a beatificação da rainha Isabel I de Castela, reconhecida como serva de Deus pela Igreja e cuja causa vem sendo retomada há anos.
“Além de suas conquistas políticas, o que mais brilhava em Isabel era sua alma devota, sua confiança em Deus e na Providência, seu amor pela verdade e seu desejo de que a fé iluminasse todos os cantos do reino e do mundo”, diz o grupo em seu site. “Ela foi uma rainha com o espírito de uma santa que depositou sua coroa aos pés de Cristo”.
Essa é uma campanha recorrente ao longo de vários anos e destaca as virtudes da monarca espanhola, "como o enorme trabalho de promoção da evangelização da América e da reunificação da Espanha".
“Numa época em que poucas mulheres tinham voz nos assuntos do reino, Isabel se levantou depositando sua confiança em Deus. Ela não foi só uma rainha corajosa, mas também uma cristã devota, que via sua missão como um serviço ao Senhor”, dizem os promotores da campanha, que pretende alcançar todas as províncias espanholas e os países da América hispânica.
Pouco antes do aniversário da morte de Isabel de Castela, hoje (26), a fundação confirmou 147 celebrações eucarísticas oferecidas em sufrágio pela alma da rainha, nas quais também serão feitas orações pelo avanço do processo de canonização.
Missas serão celebradas em igrejas na República Dominicana, no México, na Venezuela, na Colômbia, no Equador, na Argentina e nos EUA, no continente americano.
Na Europa, além da Espanha, orações serão oferecidas por essa intenção na Itália, na Suíça, na Áustria, na Holanda e na Alemanha.
Recentemente, o arcebispo de Valladolid, Espanha, Luis Argüello, presidente da Conferência Episcopal Espanhola, disse na Colômbia que Isabel a Católica foi uma “grande discípula” de Jesus Cristo.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Processo de beatificação paralisado
A causa de beatificação de Isabel I de Castela foi aberta na arquidiocese de Valladolid em 1958, e sua fase diocesana foi concluída em 1972, sendo depois transferida para Roma. A positio histórica foi aprovada em 1990 como "autêntica, completa e adequada para julgar suas virtudes e reputação de santidade", e foi unanimemente elogiada pelos consultores da seção histórica da Congregação (atual Dicastério) para as Causas dos Santos.
Quarenta anos depois, a Comissão Teológica ainda não se pronunciou.
Segue abaixo a oração para pedir graças por intercessão de Isabel a Católica:
Deus, nosso Senhor e Pai, que nos mostrastes a Vossa Providência ao escolher a Vossa serva Isabel como instrumento da Vossa glória na dignificação cristã da humanidade, na exaltação da fé e na sua expansão para o Novo Mundo, nós Vos agradecemos por esse dom sobrenatural das suas virtudes e pelo seu exemplo duradouro, desde os mais altos escalões do governo, para a redenção e salvação de todos. Rogamos que Vos digneis perpetuar a intercessão dela no Céu para continuar sua obra iniciada na Terra; e para obter agora as graças e favores especiais que Vos pedimos por intermédio dela, em união com Cristo, nosso Senhor e Mediador, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.





