O Presidente e Fundador do Christendom College, Dr. Warren H. Carroll, considerou em uma recente conferencia que a Rainha Isabel a Católica merece a canonização.

Em seu discurso pronunciado em passado 28 de abril, titulado "Isabel da Espanha: a Rainha Católica", Carroll indicou que "ela é a heroína nacional da Espanha. Enviou a Cristóvão Colombo em sua viagem histórica de descobrimento através do Oceano Atlântico e assim mudou a história. o Papa lhe deu o título de 'A Católica'. Toda sua vida foi uma mulher de profunda humildade e oração".

Deste modo explicou que "suas contemporâneos uniforme e repetidamente declararam suas extraordinárias virtudes, assim como muitos historiadores seculares ou católicos. Inclusive quem veementemente está em desacordo com algumas de suas políticas, não podem negar sua irrepreensível integridade moral, a harmonia de sua vida com sua fé, e a justiça e benevolência de seu reinado".

Carroll também falou sobre os desafios pessoais que a Rainha teve que confrontar como mãe. Seu único filho morreu jovem e sua filha menor morreu no parto. Sua segunda filha ficou louca. "A sucessão de tragédias foi a cruz de Isabel, que soube carregar como verdadeira cristã", disse.

"O que conseguiu como mulher certamente apelará a uma época, em que se dá especial ênfase ao espaço no que o potencial da mulher pode contribuir à sociedade. Seu cuidado e preocupação por povos estrangeiros de distinta raça devem apelar também a uma época, que descuidou a estes povos".

Warren H. Carroll é um converso ao cristianismo. educou-se no Bates College e obteve o Doutorado em Historia na Columbia University. Depois de fundar o Christendom College, serviu como Presidente do mesmo até 1985 e logo como Chefe do Departamento de História até seu retiro em 2002. É o autor de numerosos trabalhos históricos, como sua conhecida História do Cristianismo.