A arquidiocese de Detroit, EUA, planeja receber o patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, para uma visita pastoral no mês que vem, com o objetivo de arrecadar fundos para projetos na Terra Santa.

“É uma bênção para os fiéis de Detroit receber o cardeal Pizzaballa, cujo testemunho corajoso na Terra Santa fortalece toda a Igreja”, disse o arcebispo de Detroit, Edward Weisenburger.

Pizzaballa visitará Detroit de 4 a 7 de dezembro. Ele vai celebrar missa e participar de eventos para arrecadar fundos para "a situação crítica e as esperanças persistentes da Igreja no Patriarcado de Jerusalém", disse a arquidiocese.

O patriarcado latino de Jerusalém remonta a 1099, mas foi restabelecido em 1847 pelo papa beato Pio IX. O patriarcado abrange Israel, Palestina, Jordânia e Chipre.

Os membros do patriarcado latino de Jerusalém trabalham para preservar os locais sagrados visitados por Jesus Cristo e pelos santos da Igreja primitiva.

“A presença cristã nos próprios lugares onde Jesus viveu e ensinou está ameaçada”, disse a arquidiocese de Detroit. Os cristãos são uma pequena minoria da população e enfrentam dificuldades pessoais e financeiras, como discriminação no emprego e pressões sociais.

Apesar da perseguição, os cristãos na Terra Santa "mantêm e protegem heroicamente os locais sagrados para todos nós", disse a arquidiocese em comunicado.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A visita de Pizzaballa está programada para começar com o evento Uma Noite de Esperança em 4 de dezembro. O jantar beneficente será oferecido pela eparquia católica caldeia de São Tomé Apóstolo, diocese de rito oriental com sede em Southfield, Michigan.

Em 5 de dezembro, Pizzaballa será o palestrante principal no evento beneficente Unidos na Fé: Unindo Corações da Cidade do Motor à Terra Santa, em Plymouth, organizado pela arquidiocese de Detroit. Pizzaballa vai divulgar informações em primeira mão sobre a situação do patriarcado de Jerusalém e os próximos passos para a Igreja.

Os cristãos da Terra Santa contam com a “solidariedade dos fiéis para manter viva sua fé antiga em sua terra natal”, disse a arquidiocese. “Por meio da generosidade dos fiéis, ajudaremos a sustentar a missão crucial deles através do cuidado pastoral, da educação e da assistência humanitária”.

Em 7 de dezembro, Pizzaballa encerrará sua viagem celebrando uma missa no santuário nacional da basílica da Pequena Flor, em Royal Oak.

“A visita de Pizzaballa nos lembra que a Igreja é um só corpo, unida além de todas as fronteiras e culturas”, disse Weisenburger. “É também uma ocasião para renovarmos nossa solidariedade com a comunidade cristã da Terra Santa e para chamarmos mais atenção para os desafios humanitários que eles continuam enfrentando”.