O patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, divulgou uma mensagem de vídeo intitulada “Aos meus queridos em Gaza”, na qual encorajou a população de Gaza devastada pela guerra a “não perder a coragem e a esperança”.

A seguinte entrevista com o patriarca foi publicada originalmente no semanário católico croata Glas Koncila em 16 de outubro. Uma versão traduzida foi publicada com permissão por CNA, agência em inglês do grupo EWTN, do qual ACI Digital faz parte.

O ataque do Hamas a Israel e o início do conflito israelo-palestino alncaçou o mais alto representante da Igreja Católica na Terra Santa, o patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, na Itália.

No entanto, ele conseguiu retornar a Jerusalém em 9 de outubro, de onde tinha saído no final de agosto de um ambiente ainda relativamente pacífico para participar de um consistório no Vaticano, onde foi criado cardeal em 30 de setembro. Ele retornou à região devastada pela guerra — uma viagem nada simples — com a assistência das autoridades civis e militares israelenses e jordanianas.

Em declarações ao semanário católico croata Glas Koncila, dois dias após voltar a Jerusalém, disse que sente que é seu dever estar na sede do seu patriarcado, embora não possa fazer muito, mas sublinhou a importância da sua presença.

Jornal Glas Koncila: Como a vida em Jerusalém e Israel mudou desde o início da guerra? Como era a situação quando você voltou da Itália?

Cardeal Pizzaballa: Atualmente estamos em estado de guerra; foi declarado oficialmente. Consequentemente, a situação é altamente tensa. A maioria das atividades foi suspensa ou reduzida. Por exemplo, as escolas, entre muitas outras atividades, foram afetadas e apenas as coisas essenciais continuam. A tensão é palpável em todo o lado – nas lojas, nas ruas, nas cidades onde israelenses e palestinos se misturam e interagem por trabalho e por outras razões. Agora, todos estão tentando permanecer cautelosos. É uma situação muito complexa e difícil, com elevados níveis de tensão e, infelizmente, a desconfiança e a animosidade são emoções predominantes.

Então, a divisão está ainda mais forte agora do que antes?

Sim, os incidentes bárbaros que assistimos no sul de Israel, particularmente nos kibutzim e em outras áreas afetadas, deixaram inegavelmente uma marca profunda na consciência pública. Os sentimentos de ódio, desconfiança e raiva se tornaram significativamente mais fortes. Além disso, as interpretações e reações a estes acontecimentos diferem marcadamente entre os dois lados, conduzindo a um forte contraste de perspectivas.

Em tal ambiente, qual é a posição da Igreja Católica na Terra Santa?

A Igreja Católica tenta permanecer próxima de cada pessoa. Não podemos aceitar tal comportamento, pois contradiz os nossos valores. É essencial proporcionar ao povo palestino uma perspectiva esperançosa para o seu futuro. Até que a questão palestina seja tratada adequadamente, a atual situação de instabilidade vai persistir. No entanto, é crucial enfatizar que as ações que temos visto não são o caminho para atingir esse objetivo.

Notícias sobre ataques e estratégias de guerra chegam minuto a minuto; a situação está mudando constantemente. Seus fiéis sentem medo?

É claro que o medo é inteiramente legítimo, especialmente entre a comunidade cristã que vive na Faixa de Gaza, que sofre a constante ameaça de ataques aéreos. Eles estão assustados; eles têm medo pelo dia a dia, pelos filhos. Infelizmente, é uma grande tentação procurar um futuro melhor em outro lado. Quase todos procuraram refúgio dentro dos limites do complexo da igreja para encontrar consolo e apoio entre si. No entanto, o medo de um futuro incerto e da potencial escalada dos acontecimentos é grande e é uma preocupação muito legítima.

Eles estão lá sem o pároco que por acaso estava em Belém.

Outro sacerdote, o padre Iusuf Asad, está presente atualmente, junto com as irmãs. Infelizmente, o pároco está ausente, o que é lamentável. No entanto, esta é uma circunstância fora do nosso controle.

Como os cristãos na Terra Santa percebem e vivenciam a guerra, visto que os cristãos na Terra Santa são predominantemente palestinos? Qual é a opinião predominante entre os seus sacerdotes e fiéis?

Tem sido evidente uma vasta gama de reações, prevalecendo entre todos uma rejeição comum à violência. No entanto, as emoções por vezes são intensas, especialmente entre os palestinos que vivem na Palestina, onde a sua raiva é profundamente sentida. Mas, estamos unidos na nossa rejeição coletiva destes métodos e no nosso apelo a uma abordagem mais séria para abordar a questão palestina.

Sabe-se que a Santa Sé sempre considerou importante a resolução da questão palestina. Será mesmo concebível ter qualquer tipo de relacionamento agora, enquanto bombas e explosões ecoam? Existe alguma esperança neste momento de encontrar uma chave para uma solução para o conflito israelo-palestino?

Como mencionei antes, encontrar uma solução é imperativo, mas não é uma tarefa para o momento presente. Temos de esperar que a situação atual termine antes de retomar as discussões e, quando o fizermos, o assunto deverá ser abordado com maior seriedade e empenho. O objetivo deveria ser proporcionar ao povo palestino uma perspectiva esperançosa para o futuro.

E estes acontecimentos recentes apenas aprofundam o papel de vítima vivido tanto pelo povo israelense como pelo povo palestino. Em tal situação, como encontrar uma saída e abandonar essa narrativa?

Mais em

É de fato uma situação desafiante. Cada lado se percebe como vítima e se concentra na própria dor, muitas vezes sem reconhecer o sofrimento do outro. Esta é uma questão fundamental que devemos abordar. A abordagem deve envolver trabalhar com aqueles que compreendem o problema e partilham uma visão de mudança desta narrativa. Para começar, é necessário um período de estabilidade. Podemos começar por introduzir uma narrativa diferente, principalmente nas escolas e com o envolvimento da liderança local. Os nossos esforços, como os das escolas cristãs, podem servir como forma de promover o diálogo e a unidade entre as pessoas.

Além da divisão entre as partes em conflito, tem havido uma forte divisão notável nos meios de comunicação social, nas sociedades e na vida política em todo o mundo entre aqueles que assumiram uma posição pró-Israel e aqueles que apoiam a Palestina. Como deveria um crente na Croácia, por exemplo, abordar a situação atual? Porque vidas estão sendo perdidas de ambos os lados; todo mundo está perdido...

Uma abordagem parcial, onde todos aderem às suas ideias individuais e filtram a informação com base nas suas opiniões preexistentes é inerentemente problemática. Limita a capacidade de ver o quadro completo e intrincado, que, neste caso, é excepcionalmente complexo. Devemos evitar a tentação de simplificar muito uma situação complexa. Em vez disso, a abordagem deve ser de respeito e compreensão, abstendo-se de julgamentos prematuros e oferecendo apoio àqueles que desejam condenar a violência do passado, ao mesmo tempo que se esforçam por criar um contexto mais positivo.

Como bispo católico, como prevê o desenvolvimento da situação na Terra Santa?

É muito cedo para compreender totalmente a situação; precisamos de tempo. Neste momento, é um período de dor, tristeza e raiva. Temos que esperar até que essas emoções diminuam antes de podermos começar a refletir sobre a situação. No entanto, devemos abordar esta reflexão com foco nos fatos e na realidade. A realidade é que os israelenses e os palestinos permanecerão aqui; eles não desaparecerão. Portanto, temos que encontrar uma maneira de interagir uns com os outros de forma diferente, afastando-nos do estado atual das coisas.