17 de nov de 2025 às 10:09
O papa Leão XIV nomeou o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny, SJ, enviado especial a um santuário mariano em Chiclayo, no norte do Peru, para o Dia Mundial do Doente 2026.
O cardeal estará no santuário de Nossa Senhora da Paz em Chiclayo em 11 de fevereiro do ano que vem, data em que a Igreja celebra o Dia Mundial do Doente, na festa de Nossa Senhora de Lourdes.
O papa Leão XIV, então Robert Prevost, foi administrador apostólico e bispo de Chiclayo entre 2014 e janeiro de 2023, quando o papa Francisco o nomeou prefeito do Dicastério para os Bispos.
Em suas primeiras palavras como papa, Leão XIV falou, em espanhol, sobre a "amada diocese de Chiclayo" e também fez uma audiência com uma comunidade que foi ao Vaticano especialmente do Peru.
Quem é o cardeal Czerny?
O cardeal Czerny é o atual prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Ele nasceu em 18 de julho de 1946, na antiga Checoslováquia, atual República Checa. Tem 79 anos de idade e participou do conclave que elegeu o papa Leão XIV em maio.
Em 1948, a família dele se mudou para o Canadá. Ele foi ordenado sacerdote em 9 de junho de 1973.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em Toronto, ele fundou o Centro Jesuíta (Fórum) para a Fé e a Justiça Social, e foi o primeiro diretor do centro até 1989, quando, devido ao assassinato de seis jesuítas em 16 de novembro daquele ano na Universidade Centro-Americana de San Salvador (UCA), ofereceu-se para substituí-los.
Em El Salvador, entre 1990 e 1991, foi diretor do Instituto de Direitos Humanos da UCA e, em 1991, vice-reitor da universidade. Contribuiu com a Organização das Nações Unidas como mediador nas negociações que puseram fim à guerra civil salvadorenha (1980-1992).
Por dez anos, até 2002, foi secretário do secretariado de justiça social da cúria geral dos jesuítas em Roma.
Depois de uma temporada na América Central, ele se mudou para a África (2002-2010), onde fundou e dirigiu a Rede Jesuíta Africana contra a AIDS (Ajan).
Depois de participar como especialista no Sínodo dos Bispos para a África em 2009, Czerny foi chamado a Roma em 2010 como consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz.
Ele foi secretário especial da Assembleia Sinodal para a Amazônia, que ocorreu no Vaticano de 6 a 27 de outubro.
O papa Francisco o consagrou bispo em 2019. Em outubro do mesmo ano, o nomeou cardeal e, em abril de 2022, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.




