14 de nov de 2025 às 14:56
O papa Leão XIV visitou hoje (14) um ambulatório construído sob a colunata da praça de São Pedro, no Vaticano, no contexto do IX Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado no domingo (16).
O ambulatório está sendo inaugurado dez anos depois da abertura do ambulatório Madre de Misericordia, estrutura da Esmolaria Apostólica que oferece atendimento médico diário gratuito a indigentes.
O centro de saúde, com o nome de São Martinho, pretende reforçar a assistência e ampliar os serviços de saúde para os necessitados, disse a Esmolaria Apostólica em comunicado.
O centro foi possível graças à colaboração da Diretoria de Saúde e Higiene do Governo da Cidade do Vaticano e está equipado com duas novas salas de consulta com instrumentos de última geração e um novo serviço de radiologia.
O equipamento permitirá, graças a um aparelho de raios X de última geração, o diagnóstico rápido e preciso de pneumonia, fraturas ósseas, tumores, doenças degenerativas, cálculos e obstruções intestinais.
“O diagnóstico precoce dessas patologias fará possível iniciar tratamentos adequados em tempo oportuno, contribuindo para melhorar a qualidade de vida daqueles que não têm nada”, diz o comunicado.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
No ambulatório da Esmolaria Apostólica, cerca de 2 mil serviços de saúde são oferecidos gratuitamente todos os meses, graças ao trabalho de 120 voluntários, entre médicos, enfermeiros e técnicos de saúde.
Os pobres que recebem assistência são cerca de 10 mil, de 139 nacionalidades diferentes. Até o momento, foram prestados gratuitamente aos necessitados 102.060 serviços de saúde e foram distribuídas 141.200 caixas de medicamentos.
Graças aos dois ambulatórios, sob a colunata de Bernini, será possível continuar garantindo aos mais pobres consultas médicas gerais e especializadas, visitas odontológicas, exames de sangue e exames radiológicos; também serão doadas próteses dentárias móveis, óculos e aparelhos auditivos.
Por fim, os medicamentos necessários serão entregues diretamente à pessoa pobre, sempre de modo totalmente gratuito. O prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade, cardeal Konrad Krajewski, disse que nesses locais a dignidade é restaurada aos pobres, “nos quais vemos não um sem-teto ou um pobre, mas o rosto de Jesus”.



