7 de nov de 2025 às 14:31
Santa Maria (RS), cidade onde viveu o venerável João Luiz Pozzobon, vai acolher nos dias 15 e 16 de novembro a primeira edição da Romaria Internacional do Terço dos Homens. O evento conta até o momento com cerca de 350 participantes confirmados do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Com o tema “Nos Passos do Venerável João Luiz Pozzobon”, a romaria vai proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer o legado e a história de Pozzobon, criador da Campanha da Mãe Peregrina.
O diácono João Luiz Pozzobon nasceu em 12 de dezembro de 1904, em Ribeirão (RS). Participava de um grupo de homens, no início do Movimento Apostólico de Schoenstatt, em Santa Maria (RS). Em 10 de setembro de 1950, recebeu no santuário em Santa Maria a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, para com ela visitar as famílias. Ele exerceu o seu apostolado de levar a Mãe Peregrina às famílias todos os dias, por 35 anos, até a sua morte em 27 de junho de 1985. Também visitou escolas, hospitais, presídios. Atualmente, a Campanha da Mãe Peregrina está presente em vários países.
A programação da romaria inclui visitas a lugares importantes na trajetória do diácono, como a Casa Museu João Luiz Pozzobon, onde morou grande parte de sua vida, o Santuário de Schoenstatt - Tabor e a Capela Nossa das Graças.
“O venerável João Luiz Pozzobon era um homem do terço, ele não só rezou muito o terço, mas foi um apóstolo do terço”, disse à ACI Digital o vice-postulador da causa de beatificação, padre Vitor Hugo Possetti (ISch), ao recordar que, quando Pozzobon criou a Campanha da Mãe Peregrina em 1950, ela se chamava Campanha do Santo Terço. “Porque era justamente levar a imagem peregrina da Mãe Rainha para visitar essas escolas, hospitais, presídios, as famílias, rezando o terço”, disse.
“O terço o ajudava a ser um peregrino orante. Dos mais de 140 mil km que ele fez a pé, a grande maioria desse trecho era feita em oração, rezando o santo terço”, contou o padre Possetti, ressaltando que, para Pozzobon, “o terço era apostolado” e o fazia “ir ao encontro das pessoas”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Para o sacerdote, esse pode ser um legado da romaria aos participantes. “Eu acho que ter um homem que é tão conectado com a realidade do terço, um homem que é um homem do terço, que está num processo de beatificação, isso ajuda a inspirar”, disse o padre Possetti.
Segundo ele, a inspiração para a primeira Romaria Internacional do Terço dos Homens a Santa Maria se deu justamente a partir homens do Paraguai que costumam visitar a cidade, inspirados em João Pozzobon.
Ele contou que, no Paraguai, há um movimento do terço dos homens chamado “Rosário de los Hombres Valientes”, ligado à “espiritualidade da Mãe Rainha”. “Eles têm uma devoção muito profunda, tanto que vieram algumas vezes, fazem excursões para visitar Santa Maria”, contou. No ano passado, um grupo de homens foi em excursão a Santa Maria para conhecer a vida de João Luiz Pozzobon e surgiu a ideia de fazer a romaria internacional no ano seguinte, “porque eles queriam se encontrar também com homens do Brasil, do terço, para rezar junto, se motivar, inspirar na vida do João Pozzobom”, disse.
O padre Vitor Hugo Possetti ressaltou que, embora a ideia da romaria tenha surgido em um grupo de homens do terço ligado ao movimento de Schoenstatt, que no Brasil tem o Terço dos Homens Mãe Rainha, a romaria “é um convite para os homens do terço em geral, de diferentes espiritualidades do Terço dos Homens”.
“A ideia é que, se for vontade de Deus, possa haver a romaria todos os anos. E quem sabe mais homens do terço possam ir tendo contato”, concluiu o padre Possetti.
O evento é gratuito e aberto ao público. O café da manhã e o almoço são por adesão e devem ser confirmados pelo telefone (55) 99194-9032.




