São João Henrique Newman inspirou muitos "convertidos de Newman" a seguir seu caminho de conversão do protestantismo ao catolicismo, entre eles um taiwanês de 24 anos, devoto fervoroso do santo inglês do século XIX.

Quando Kao Chih Hao, recém-convertido ao catolicismo que vive em Taipei soube que o papa Leão XIV havia decidido nomear são Newman doutor da Igreja, ele disse que o anúncio o comoveu profundamente.

“Depois de ouvir essa notícia, quase chorei”, disse Kao. “É a notícia mais feliz para mim neste ano, já que o admiro muito”.

Kao, que trabalha na área de vendas para um fabricante de hardware de computador e usa o nome inglês Newman em homenagem ao seu santo favorito, falou recentemente depois da missa dominical na paróquia do Santo Rosário em Taipei sobre como são João Henrique Newman o ajudou a se converter.

Apaixonado por história desde o ensino médio, Kao disse que uma frase de Um Ensaio sobre o Desenvolvimento da Doutrina Cristã, de são Newman, chamou sua atenção: "Aprofundar-se na história é deixar de ser protestante".

Nascido em 1801, são João Newman foi um respeitado acadêmico de Oxford, pregador anglicano e intelectual público antes de sua conversão ao catolicismo em 1845. Sua decisão de tornar-se católico foi controversa na Inglaterra vitoriana, custando-lhe muitos amigos — inclusive sua irmã, que nunca mais falou com ele.

Ele tornou-se padre católico em 1847 e fundou o oratório de São Filipe Néri na Inglaterra. Dedicado à educação, ele estabeleceu duas escolas para rapazes e fundou a Universidade Católica da Irlanda.

A obra A Ideia de uma Universidade, escrita por são Newman, tornou-se um texto fundamental sobre o ensino superior católico. Ele foi um autor prolífico e um grande escritor de cartas. Newman morreu em Birmingham, Inglaterra, em 1890, aos 89 anos.

Ao falar sobre sua própria conversão, Kao disse que se sentiu inspirado pela coragem de são Newman em abandonar seu cargo na Universidade de Oxford para seguir suas convicções.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Mesmo que você seja um capelão da Universidade de Oxford, se você viver a presença real da fé católica na Eucaristia, você deve buscá-la”, disse Kao.

O papa Leão XIV vai declarar formalmente são João Henrique Newman doutor da Igreja no sábado (1). O papa também nomeou Newman co-patrono da educação católica esta semana, colocando-o ao lado de santo Tomás de Aquino.

Kao foi plenamente recebido na Igreja, fazendo sua primeira comunhão e crisma em outubro de 2023. Ele disse que a teologia de santo Tomás de Aquino o ajudou a compreender o mistério da transubstanciação.

“Depois de ler a teologia de santo Tomás de Aquino, comecei a perceber que é a presença real de Jesus Cristo”, disse Kao. “E a verdadeira sensação de experimentar Jesus Cristo na Eucaristia também se manifesta na adoração eucarística”.

Kao é um dos muitos jovens “convertidos de Newman” ao redor do mundo. Na canonização de Newman em 2019, uma americana de 24 anos de idade falou à CNA, agência em inglês da EWTN, sobre como decidiu se tornar católica dois anos antes, depois que uma amiga lhe emprestou um exemplar de Um Ensaio sobre o Desenvolvimento da Doutrina Cristã, de são Newman.

Como um novo católico entusiasta, Kao estabeleceu três objetivos: fazer os exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola, ler a Suma Teológica de santo Tomás de Aquino e peregrinar à Terra Santa com os frades franciscanos, que ali atuam na região desde 1217. Recentemente, ele concluiu seu primeiro retiro inaciano de três dias.

O conselho de Kao para quem considera a conversão ao catolicismo é simples: “Se você sentir a presença real na Eucaristia, simplesmente busque isso. Simplesmente busque Jesus. Simplesmente vá até Jesus, vá à igreja, encontre um padre, fale sobre a Eucaristia e a Virgem Maria, e não tenha medo”.