“Diante dessa dolorosa realidade, como Pastor desta Igreja, não posso deixar de expressar minha dor por tanto sofrimento e de reafirmar que a vida e a dignidade humana são valores absolutos”, escreveu o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, em uma nota publicada ontem (28) pela arquidiocese por causa da operação policial na cidade que deixou mais de 100 mortos. “A vida humana é dom sagrado de Deus e deve ser sempre defendida e preservada”.

A Segurança Pública do Rio de Janeiro fez uma operação ontem contra o Comando Vermelho (CV), uma das maiores organizações criminosas do Brasil, com objetivo de cumprir cem mandados de prisão e impedir o avanço territorial do CV. A operação aconteceu nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da cidade.

No fim da madrugada, a polícia chegou aos lugares alvos da operação e os traficantes reagiram com tiros e barricadas. Segundo a Polícia Civil, os criminosos reagiram inclusive com bombas lançados por drones.

Ao longo do dia, o tráfico orquestrou represálias pela cidade, pondo barricadas com veículos tomados ou entulhos em importantes vias do Rio de Janeiro.

Segundo balanço divulgado pelo governo do Rio de Janeiro, pelo menos 64 pessoas morreram na operação, sendo quatro policiais. Outras 81 pessoas foram presas e quase cem fuzis foram apreendidos.

“Hoje vivemos um dia muito difícil no Rio de Janeiro”, disse o cardeal. “A violência e o medo têm ferido o coração da nossa cidade e tirado a paz de muitos lares”.

“Quero elevar minhas preces e minha profunda solidariedade às famílias que choram a perda de seus entes queridos”, disse dom Orani. O arcebispo fez um chamado a todos para “ser construtores da paz, a superar o ódio, a vingança e a indiferença que corroem o tecido social”.

“É urgente que unamos nossas forças pela reconciliação, pelo respeito mútuo e, sobretudo, pela proteção da vida, pela promoção da justiça e pela construção de uma sociedade pacífica, que promova a dignidade de cada pessoa, especialmente dos mais pobres e vulneráveis”, disse. “Mesmo diante do caos, creio firmemente que o amor e o bem são mais fortes que qualquer violência. Convido a todos a permanecerem firmes na oração e na construção da paz”.

“Que o Senhor da vida converta nossos corações, cure as feridas da violência e nos faça instrumentos de Sua PAZ. Que Maria, Rainha da Paz, interceda por nossa cidade, por nossas autoridades e por todas as famílias atingidas pela tragédia de hoje”, concluiu.  

Na madrugada de hoje (29), moradores do complexo da Penha levaram para uma praça da região pelo menos 64 corpos que foram retirados da mata onde houve confrontos entre as forças de segurança e os traficantes. Segundo o secretário da PM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, esses corpos não constavam nos números oficiais divulgados.

O padre Edmar Augusto, pároco de Nossa Senhora Aparecida, em Vila da Penha, foi à praça rezar pelos mortos.

Oração pela paz no Rio de Janeiro

A arquidiocese de Fortaleza (CE) se uniu à do Rio de Janeiro em “em oração por todos os que sofrem com a violência”, pedindo que o “o Senhor conceda consolo, esperança e o dom da reconciliação ao povo carioca”.

O arcebispo de Belo Horizonte (BH), dom Walmor, também manifestou solidariedade, desejando que “a paz do Cristo Redentor esteja com o amado povo do Rio de Janeiro”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Abaixo, uma oração pela paz na cidade publicada pelo perfil no Instagram da catedral do Rio de Janeiro:

Senhor Jesus, Príncipe da Paz,

olhai com compaixão por esta cidade ferida,

onde tantos vivem com medo da violência e da guerra nas ruas.

Por intercessão de São Sebastião, nosso padroeiro e protetor,

de São Jorge, que luta pelo bem e pela justiça, e de Nossa Senhora da Penha,

Mais em

Mãe que vela do alto por seus filhos, concedei-nos o dom da paz.

Protegei, Senhor, os inocentes, as famílias, os que trabalham e os que sofrem;

iluminai também as autoridades e todos os que portam armas,

para que prevaleça a vida, a justiça e o amor.

Rio de Janeiro, o Senhor está contigo!

Que a paz de Cristo reine em nossos corações e em nossa cidade.

Amém.